
As ligações indesejadas têm se tornado um problema diário para milhares de brasileiros. Os transtornos vão desde a interrupção da rotina até o risco de exposição a golpes. Muitas dessas chamadas oferecem planos de celular, empréstimos ou então cobranças de dívidas inexistentes, causando insegurança e desconforto entre os consumidores.
Conforme dados da Anatel, só em janeiro e fevereiro de 2025 houve o registro de quase 24 bilhões de chamadas automáticas: um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Isso representa mais de 23 mil ligações por segundo no país. Cerca de metade dessas chamadas estão classificadas como spam, muitas delas com o objetivo de enganar ou fraudar os consumidores.
De acordo com o assessor técnico do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima, Ailton Filho, “a tecnologia veio para facilitar. Mas também tem sido usada de forma abusiva para explorar a fragilidade do consumidor e aplicar golpes”. O Procon orienta que, sempre que for solicitado qualquer dado pessoal por telefone, o consumidor deve redobrar a atenção. E, se possível, desligar e procurar atendimento oficial.
Como funciona
Essas ligações geralmente utilizam números com DDD semelhante ao da vítima e técnicas de “spoofing”, que falsificam a origem da chamada. O objetivo, na maioria das vezes, é obter dados bancários, senhas, documentos e outras informações sensíveis, colocando em risco a segurança e a privacidade das pessoas.
A estudante Jhully Kayne Rocha da Silva é uma das vítimas desse problema. “Tem sido um incômodo para mim e a gente não pode fazer nada. Antes as ligações eram apenas de São Paulo, mas depois vieram de números locais e não tinha como deixar de atender”, conta. Ela relata receber ofertas de planos, propostas de empréstimos e até ligações sobre dívidas desconhecidas.
O Procon também recomenda o cadastro do número de telefone no serviço “Não me Perturbe”, disponível online, que permite bloquear chamadas de telemarketing de operadoras de telecomunicações e instituições financeiras. Manter aplicativos de bloqueio de chamadas atualizados e evitar compartilhar dados pessoais por telefone tratam-se de medidas essenciais para evitar golpes.
Em caso de insistência, o consumidor pode formalizar uma reclamação junto ao Procon Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis ou de forma remota pelo número (95) 98401-9465 ou site: al.rr.leg.br/procon.
Fonte: Da Redação