Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV
Ao longo do mês de novembro, a Secretaria-Executiva de Defesa do Consumidor/Procon Boa Vista promove uma ação especial de monitoramento de preços em estabelecimentos comerciais e sites de vendas, com o objetivo de coibir práticas enganosas durante o período da Black Friday. A iniciativa visa proteger o consumidor e garantir maior transparência no comércio.
A ação integra o calendário nacional de prevenção a fraudes durante o período promocional, garantindo os direitos do consumidor e a promoção da educação financeira. Por isso, as equipes estão nas ruas visitando lojas físicas e acompanhando promoções online para comparar valores praticados antes e durante o período de descontos.
Conforme o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Zélio Mota, o foco é identificar eventuais aumentos artificiais de preços e falsos descontos — prática conhecida popularmente como “metade do dobro” — além de garantir que os consumidores recebam informações claras e verdadeiras sobre os produtos e serviços ofertados.
“Nosso objetivo é assegurar que o consumidor tenha acesso a promoções reais e que o comércio local atue de forma ética e transparente. A ‘Black Friday’ deve ser uma oportunidade, não um risco. O monitoramento de preços é uma ferramenta essencial para garantir essa segurança”, destacou o secretário.
O Procon Boa Vista também orienta os consumidores a pesquisarem os valores com antecedência, comparar preços em diferentes lojas e desconfiar de promoções que pareçam “boas demais para ser verdade”. Além disso, recomenda que as compras online sejam feitas apenas em sites com CNPJ, endereço físico e canais de contato verificados.
Fonte: Da Redação
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais