Cidades

Programa Dedo Verde transforma jovens com ações de sustentabilidade em Boa Vista

Combinando sustentabilidade e inclusão social, o Programa Dedo Verde se consolida como um espaço de transformação para jovens de Boa Vista. Na última semana, os participantes realizaram atividades de compostagem e produção de mudas, reforçando o compromisso do município com a educação ambiental.

De acordo com a técnica administrativa Eduarda Ximenes, a organização garante o sucesso do programa. Todas as ações desenvolvidas no Horto Municipal são planejadas para oferecer experiências práticas e educativas, estimulando a interação e o trabalho em equipe.

“Os integrantes aprendem sobre a natureza e como preservá-la. Dividimos em grupos e incentivamos que cada um dê o seu melhor. O grupo que se destaca é aquele que realmente cuida do meio ambiente. É isso que fazemos, sempre valorizando o contato e a ajuda mútua”, explicou.

Além das atividades no horto, os jovens também participam de ações como Prefeitura com Você e AgroBV, onde colaboram com a doação de mudas e sementes. “O objetivo é manter esse compromisso ambiental para que eles multipliquem o que aprendem”, destacou Eduarda.

Espaço de vivência

A estudante Railane Machado, de 16 anos, participa do programa há dois anos e afirma que encontrou muito mais do que uma horta: descobriu um espaço de convivência e aprendizado.

“Minha mãe fez a inscrição e está sendo uma experiência muito boa. Aprendemos juntos, fazemos compostagem, adubo, sabão caseiro e participamos de palestras. Aqui me sinto feliz porque trabalho com o que gosto: a natureza”, contou.

Com apenas sete meses no programa, José Gabriel, de 15 anos, já percebe os efeitos positivos no dia a dia. Para ele, o Dedo Verde virou também uma ferramenta para o bem-estar mental.

“É muito bom porque ajuda contra a ansiedade. Aqui não sou tímido, me sinto melhor e mais comunicativo. Hoje mesmo fiz compostagem, ciscando e juntando folhas para transformá-las em adubo. Além disso, tenho muitos amigos para conversar e trabalhar junto”, disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago