Cidades

Programa que garante internet mais rápida para Roraima com cabos subfluviais é destaque na COP30 por inovação sustentável

O Programa Norte Conectado, responsável pela instalação de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios da Amazônia, será destaque na Casa Brasil com painéis de discussão sobre a expansão da conectividade e o impacto da inclusão digital em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas que vivem na região. A iniciativa prevê beneficiar mais de 10 milhões de pessoas em Roraima e outros cinco estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia), com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão.

Para viabilizar a internet na região, o Norte Conectado utiliza cabos subfluviais colocados dentro dos rios amazônicos, sem a necessidade de abertura de vias terrestres. Isso reduz o impacto ambiental e, além disso, evita o corte de árvores. Estão previstos cerca de 12 mil quilômetros de cabos dentro de rios como o Amazonas, Madeira, Tapajós e Tocantins, interligando mais de 70 municípios. A infraestrutura permitirá conexão de alta velocidade para serviços como educação a distância, telemedicina, capacitação profissional e atividades econômicas.

Programação

Durante a COP30, a apresentação do programa acontece na Casa Brasil, entre 10 e 21 de novembro, em três painéis que abordarão a implantação e expansão da infraestrutura óptica, a inclusão digital, assim como o papel do 5G na ampliação da conectividade no país. As discussões contarão com representantes do governo, especialistas em telecomunicações, pesquisadores e organizações atuantes na região Norte.

As atividades ocorrerão no estande da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Ela é a responsável pela execução do programa, sob coordenação do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“O Norte Conectado reforça o compromisso da EAF em executar Políticas Públicas elaboradas pelo Ministério das Comunicações e coordenadas pela Anatel. Além de promover a inclusão digital aliada à preservação da Amazônia e estar alinhado às diretrizes de justiça climática e desenvolvimento regional sustentável, temas centrais da COP30”, destaca Leandro Guerra, CEO da EAF. “Com esse projeto, vamos desenvolver a conectividade de milhões de pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região com respeito à floresta”, completa.

Atualmente, o Norte Conectado conta com a implantação de dez rotas interligadas que formarão um grande anel óptico na região amazônica. Isso vai facilitar a conexão de milhões de pessoas à internet. A EAF é responsável pela implantação das Infovias 02, 03 e 04 e 06, 07 e 08. E, além disso, pela revitalização do Programa Amazônia Conectada, que será integrado ao Norte Conectado.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

10 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

11 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

12 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

13 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

13 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

14 horas ago