Cidades

Programa que garante internet mais rápida para Roraima com cabos subfluviais é destaque na COP30 por inovação sustentável

O Programa Norte Conectado, responsável pela instalação de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios da Amazônia, será destaque na Casa Brasil com painéis de discussão sobre a expansão da conectividade e o impacto da inclusão digital em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas que vivem na região. A iniciativa prevê beneficiar mais de 10 milhões de pessoas em Roraima e outros cinco estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia), com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão.

Para viabilizar a internet na região, o Norte Conectado utiliza cabos subfluviais colocados dentro dos rios amazônicos, sem a necessidade de abertura de vias terrestres. Isso reduz o impacto ambiental e, além disso, evita o corte de árvores. Estão previstos cerca de 12 mil quilômetros de cabos dentro de rios como o Amazonas, Madeira, Tapajós e Tocantins, interligando mais de 70 municípios. A infraestrutura permitirá conexão de alta velocidade para serviços como educação a distância, telemedicina, capacitação profissional e atividades econômicas.

Programação

Durante a COP30, a apresentação do programa acontece na Casa Brasil, entre 10 e 21 de novembro, em três painéis que abordarão a implantação e expansão da infraestrutura óptica, a inclusão digital, assim como o papel do 5G na ampliação da conectividade no país. As discussões contarão com representantes do governo, especialistas em telecomunicações, pesquisadores e organizações atuantes na região Norte.

As atividades ocorrerão no estande da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Ela é a responsável pela execução do programa, sob coordenação do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“O Norte Conectado reforça o compromisso da EAF em executar Políticas Públicas elaboradas pelo Ministério das Comunicações e coordenadas pela Anatel. Além de promover a inclusão digital aliada à preservação da Amazônia e estar alinhado às diretrizes de justiça climática e desenvolvimento regional sustentável, temas centrais da COP30”, destaca Leandro Guerra, CEO da EAF. “Com esse projeto, vamos desenvolver a conectividade de milhões de pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região com respeito à floresta”, completa.

Atualmente, o Norte Conectado conta com a implantação de dez rotas interligadas que formarão um grande anel óptico na região amazônica. Isso vai facilitar a conexão de milhões de pessoas à internet. A EAF é responsável pela implantação das Infovias 02, 03 e 04 e 06, 07 e 08. E, além disso, pela revitalização do Programa Amazônia Conectada, que será integrado ao Norte Conectado.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

5 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

8 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

10 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

11 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

11 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

12 horas ago