Há mais de 30 anos, a Prefeitura de Boa Vista investe na formação profissional de adolescentes entre 15 e 18 anos através do Programa Rumo Certo. Além da oferta de vagas de estágios, a iniciativa também garante capacitação profissional, bolsa remunerada e apoio psicossocial.
Atualmente, o programa conta com 135 participantes, que estagiam em órgãos importantes, como o Tribunal de Justiça (TJRR), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), e nas secretarias municipais. A iniciativa visa a preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“O Rumo Certo traz inúmeros benefícios aos jovens que participam. Pois, além de preparar para o mercado de trabalho, o projeto visa a proteção do adolescente. Mensalmente promovemos encontros com a equipe do projeto para tratar sobre temáticas relevantes para a adolescência, além de incentivá-los a serem os protagonistas das suas próprias vidas”, explicou Karuliny Maia, gerente de programas e projetos municipais.
Os participantes também recebem uma bolsa de R$ 500, vale-transporte e uniforme. Para ingressar no programa, é necessário ter excelentes notas na escola e, preferencialmente, ter passado por outros projetos sociais da prefeitura.
‘Oportunidade’
Maria Clara Pimentel, de 16 anos, é uma das estagiárias do Tribunal de Justiça. Dessa forma, ela conta que o Rumo Certo está sendo uma ótima oportunidade para seu crescimento pessoal e profissional. Com a experiência, ela se sente motivada a seguir carreira da psicologia criminal.
“Antes eu não sabia muita coisa, principalmente em relação ao computador. Mas estão me orientando. Ter a oportunidade de trabalhar diretamente com questões jurídicas está sendo muito importante para mim. Tudo o que eu sei hoje em dia eu aprendi com pessoas mais velhas e mais sábias”, relata Maria Clara.
Da mesma forma, a estudante Samilly dos Reis, 16, começou a estagiar em uma secretaria municipal em 2022 e pretende continuar a aprender coisas novas através do projeto.
“A experiência do estágio está sendo incrível para mim. Vou prestar vestibular para o curso de contabilidade, porque tenho me identificado muito com a parte administrativa”, conta.
Mais de 30 anos
O projeto Rumo Certo foi implantado em 1992 com o nome “Guarda Mirim” e passou a ter o atual nomenclatura por meio da Lei Nº1.604/2015. Este é um exemplo de iniciativa que incentiva a formação de jovens para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas em diferentes áreas da vida. Com o apoio da prefeitura, os jovens estagiários têm a oportunidade de se preparar para o futuro promissor e construir uma carreira de sucesso.
Fonte: Da Redação