A Prefeitura de Boa Vista realizou, na manhã desta segunda-feira (25), uma programação voltada para os 10 anos do programa Família que Acolhe (FQA). Desde a implantação, em 2013, a ação já acompanhou mais de 30 mil gestações, beneficiando mais de 26 mil famílias.
O programa acompanha desde a gestação aos seis anos de idade da criança (período que compreende a chamada 1ª infância). Entre os serviços fornecidos estão: consultas médicas, puericultura, planejamento familiar, assim como sala de vacina e farmácia.
A coordenadora do FQA, Elane Florêncio, destacou a evolução do programa ao longo dos 10 anos de existência. “Essa é uma política pública importante para a primeira infância. O coração fica cheio de gratidão. Costumo dizer que não é só um trabalho, é uma missão”, disse.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, a educação também é uma ferramenta importante na construção e desenvolvimento do programa. “A educação é contemplada dentro do programa FQA, atendendo as crianças nas creches. Essa oportunidade é ótima para as mães e as crianças, que têm a garantia de começar uma boa educação desde de cedo. Essas crianças trabalham o desenvolvimento educacional e essas experiências, garantem um futuro melhor para elas”, ressaltou.
Família que Acolhe promove acolhimento
Conforme a Crislainy Araújo, mãe do Miguel Ângelo de 2 anos, o Família que Acolhe a auxilia desde o primeiro mês de gestação. Por isso, ela afirmou que se sente acolhida pelo programa.
“Eu fiquei sabendo do programa por meio da minha irmã, ela me orientou em fazer o cadastro. Desde então, o Família que Acolhe passou a me ajudar bastante. Quando eu estava com um mês de gestação, já recebia um auxílio como, por exemplo o enxoval, que eu nem esperava”, contou.
Bebê Prefeito
Um dos pontos altos na programação de aniversário do FQA foi o anúncio do “Bebê Prefeito”, escolhido previamente durante a programação da Semana do Bebê.
Dessa forma, este ano, a escolhida como “Bebê Prefeito” foi a pequena Maria Helena, de 7 meses, que recebeu a placa de anúncio ainda na programação.
Para a escolha do Bebê Prefeito foram levados em consideração os seguintes critérios:
- Mãe com 7 ou mais consultas pré-natal;
- Parto natural (preferencialmente)
- Bebê com aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida;
- Vacinas do bebê em dia;
- Estar em dia com a puericultura;
- Beneficiária ter feito pré-natal em uma UBS;
Por Ian Vitor Freitas