Cidades

Projeto do Ministério Público ensina técnicas básicas de primeiros socorros e curativos simples para mulheres em Roraima

O Ministério Público de Roraima promove em agosto o curso de Técnicas Básicas de Primeiros Socorros e Curativos Simples para habilitar mulheres em situação de vulnerabilidade. O órgão ofertou 30 vagas.

A iniciativa é uma parceria com o Centro de Capacitação e Ensino Profissionalizante (CCENP) e faz parte do Projeto “Cuidado que liberta”. O curso terá certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e contemplará quatro módulos com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores voluntários.

Conforme a coordenadora do Centro, o projeto tem o intuito de proporcionar oportunidades a partir de uma nova qualificação certificada. “O curso é voltado tanto na área de curativos, primeiros socorros, como também os cuidados paliativos. São novas habilidades que ajudarão a lidar com situações no dia a dia, além de poder se transformar em uma fonte de renda”, destacou.

A ação integra o programa “MPRR em Ação: Mulher Protegida, Sociedade Fortalecida”. A iniciativa reúne diversos projetos e atividades que visam fortalecer a autonomia das mulheres e, assim, ajudá-las a romper ciclos de dependência e violência.

“O MPRR integra a campanha nacional ‘Respeito e Inclusão no Enfrentamento ao Feminicídio’ e se preocupa com a transformação social ao ofertar condições a essas mulheres de ter uma qualificação profissional em um curto período de tempo. É uma forma de buscarem autonomia como meio de autodeterminação e independência socioeconômica em relação a parceiros ou outros familiares”, explica a promotora Lucimara Campaner.

O MP lançou o primeiro módulo no último dia 8 de agosto. Além disso, a data marcou a conclusão do curso de manicure e pedicure. A meta é que todas as mulheres atendidas por meio das qualificações recebam certificados durante o Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha, que ocorrerá no próximo dia 29 de agosto.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

2 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

3 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

4 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

5 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

5 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

6 horas ago