Cidades

‘Projeto HF’: agricultores recebem insumos para plantio de melancia em comunidades indígenas na zona rural de Boa Vista

Por meio do projeto Hortifrúti, agricultores de 11 comunidades indígenas na zona rural de Boa Vista receberam os insumos para fazer o plantio de melancia. A  iniciativa contempla 82 famílias atendidas, cerca de 30 a mais que no primeiro semestre, totalizando 41 hectares de área em produção.

Conforme a Prefeitura, as comunidades são: serra da Moça, Morcego, Ilha, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, São Marcos, Darôra, Comunidade do Milho e Truaru da Cabeceira e Bom Jesus. receberam os insumos para esta primeira etapa, onde se prevê o plantio de 41.000 covas de melancia sob sistema irrigado. Os insumos entregues foram: NPK (para adubação de fundação), a ureia e o cloreto de potássio.

Assistência técnica

Assim, a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), disponibiliza também a assistência dos técnicos da pasta, que acompanham todo o trabalho desde o plantio, até a colheita e fornecem orientações técnicas no decorrer do processo, além do transporte, que faz o escoamento da produção dos agricultores para feiras livres, supermercados e programas sociais.

Sobre o projeto

Do mesmo modo, o projeto Hortifrúti está no Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que atende tanto a área rural como as comunidades indígenas. No inverno, são trabalhadas as culturas de milho e feijão. Já no período de verão, a melancia é a principal cultura produzida pelos indígenas nas comunidades.

Logo, a agricultora Maionara da Silva Rocha que é moradora da Comunidade Indígena do Darôra, na região do baixo São Marcos, juntamente com a família, plantou ao todo três hectares de melancia. Além de culturas como abóbora, feijão, macaxeira e também melão. Ela conta que a lavoura vem dando certo e que o apoio da Prefeitura é fundamental.

“Estamos muito animados para continuar nossa lavoura e ainda estamos estudando plantar novas culturas. Para isso, o apoio da prefeitura é muito importante. Está ajudando muitas famílias aqui”, avaliou.

Importância da agricultura familiar

 Por fim, o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Guilherme Adjuto, destacou que os investimentos da prefeitura vêm beneficiando muitas famílias. “Além destas famílias que estão recebendo os insumos para o plantio da melancia, temos investimentos com a entrega de casas de farinha, materiais de construção, motores de polpa, motocicletas, perfuradores de solo, roçadeiras, motosserra, motobomba, kits de irrigação, materiais para o projeto de psicultura. Além do apoio para a escavação dos tanques. Tudo isso envolve mais de R$ 1.500.000,00 de investimento e um total de 147 famílias de agricultores atendidas nas Comunidades Indígenas em 2023”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

17 minutos ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

2 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

3 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

4 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

19 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

21 horas ago