Cidades

Projeto Moro Morí: Prefeitura entrega tanque para produção de peixe na Comunidade Indígena Morcego

A Comunidade do Morcego, é a mais nova beneficiada com a escavação de tanque para produção de peixe, através do projeto Moro Morí. A comunidade fica localizada na região do Murupu. A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista, tem como objetivo trazer novas alternativas para a cadeia produtiva e melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas.

Dessa forma, as famílias atendidas pelo projeto ficarão responsáveis por conduzir o trabalho que beneficiará toda a comunidade. Além do mais novo tanque na Comunidade Morcego, outras regiões já receberam os benefícios. São elas: Serra da Moça, Darôra, Vista Alegre, Campo Alegre, Ilha e Truaru da Cabeceira.

O tanque possui 20 X 150 m e deve receber cerca de 1.080 alevinos, além de 3.600 kg de ração para alimentação dos peixes. A assistência técnica, o acompanhamento do trabalho, bem como todas as etapas de produção ocorrem pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

De acordo com o titular da SMAAI, Guilherme Adjuto, com mais um tanque finalizado aumenta ainda mais a expectativa de bons resultados econômicos nas Comunidades.

“A primeira despesca, na Comunidade Serra da Moça, trouxe um resultado bem positivo. Foram 1,8 toneladas de peixes pesando entre 2,5 e 3 kg. O que mostra que o projeto tem sido destaque entre as ações realizadas pela prefeitura para beneficiar as famílias das Comunidades indígenas. Seja com melhoria de renda ou reforço na alimentação”, destacou.

Moro Morí

A Prefeitura trabalha o projeto desde a escavação do tanque de engorda de 20 x 150 m em cada comunidade indígena atendida pelo município, até a despesca com fornecimento dos alevinos, equipamentos como rede de arrasto, balança, kit reagente e conjunto motor-bomba e ração.

Além disso, as famílias responsáveis pelo gerenciamento do projeto em cada comunidade participam de curso voltado ao manejo da piscicultura. Ou seja, o treinamento conta com a parte teórica e prática, onde é abordado desde a preparação do tanque, os cuidados com a qualidade d’água e controle de doenças, como também da alimentação dos alevinos.

O trabalho da SMAAI segue gradativamente até atender 17 comunidades. Neste mês já inicia a fase das capacitações para as famílias que ficarão responsáveis pelo gerenciamento do projeto.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos

14 horas ago

Governo Federal abre 29 novas vagas no programa Mais Médicos para RR

Profissionais selecionados serão distribuídos estrategicamente em sete municípios do estado

15 horas ago

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

Proposta é ajudar mais de 750 milhões de usuários

17 horas ago

Sebrae abre inscrições para o programa Tecnova III

Empreendedores selecionados poderão receber uma subvenção de até R$ 585.000,00 para desenvolver seus projetos inovadores

19 horas ago

Governo Federal entregou 1,5 mil obras de infraestrutura no território Yanomami

Entre as principais medidas aconteceu a reforma de unidades básicas e a instalação de sistemas…

20 horas ago

Anunciado resultado final do concurso da Guarda Civil Municipal de Boa Vista

Homologação foi publicada nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial do Município

21 horas ago