Cidades

Projeto que auxilia migrantes em inserção no mercado de trabalho é estendido para Pacaraima

O Projeto Ven, Tú Puedes que auxilia migrantes que buscam se inserir no mercado de trabalho foi estendido para Pacaraima.

Cerca de 40 pessoas foram atendidas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com elaboração de currículo em português, emissão da carteira de trabalho e orientações sobre o mercado brasileiro.

De acordo com a coordenadora do “Ven, Tú Puedes!” em Roraima, Bárbara Gil, a expectativa é que haja um calendário com datas fixas, para que os atendimentos ocorram na cidade a cada duas semanas. Ela afirma que o objetivo do projeto é promover atividades que contribuam para a sustentabilidade econômica dos participantes e de suas famílias.

“Essa extensão do projeto para Pacaraima é importante, porque são atividades de meios de vida, ou seja, atividades que vão ajudar essas pessoas a encontrar um trabalho no Brasil. Mais do que isso é poder orientá-los dos direitos e deveres no mercado local, para que não sejam vítimas de exploração de mão de obra”

Com funciona

Os migrantes e refugiados venezuelanos passam por um ciclo de atendimentos: são cadastrados no projeto, recebem as primeiras informações dos eixos de atuação da ONG; depois passam por uma sessão de orientação, em que aprendem sobre o universo do emprego formal. Em seguida, com a ajuda dos funcionários da Visão Mundial, fazem o currículo em português.

Carlos González, 45 anos, está há 20 dias em Pacaraima e recebeu orientações sobre o mercado de trabalho, aprendeu sobre leis, direitos e deveres das empresas e dos empregados.

Professor de inglês e ex-militar na Venezuela, Carlos avalia que os esclarecimentos são primordiais para ele que vai ao Sul do Brasil em busca de um emprego.

Todas as explicações foram excelentes, pois, quando chegamos a um país, necessitamos ter conhecimento prévio sobre o que vamos precisar. Não são todas as pessoas que ensinam com tanto entusiasmo. Estou preparando a documentação para seguir ao estado do Paraná, onde um amigo me espera”, disse.

Fonte: Visão Mundial

Polyana Girardi

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

29 minutos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

2 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

4 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

5 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

6 horas ago