Cidades

Projeto que auxilia migrantes em inserção no mercado de trabalho é estendido para Pacaraima

O Projeto Ven, Tú Puedes que auxilia migrantes que buscam se inserir no mercado de trabalho foi estendido para Pacaraima.

Cerca de 40 pessoas foram atendidas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com elaboração de currículo em português, emissão da carteira de trabalho e orientações sobre o mercado brasileiro.

De acordo com a coordenadora do “Ven, Tú Puedes!” em Roraima, Bárbara Gil, a expectativa é que haja um calendário com datas fixas, para que os atendimentos ocorram na cidade a cada duas semanas. Ela afirma que o objetivo do projeto é promover atividades que contribuam para a sustentabilidade econômica dos participantes e de suas famílias.

“Essa extensão do projeto para Pacaraima é importante, porque são atividades de meios de vida, ou seja, atividades que vão ajudar essas pessoas a encontrar um trabalho no Brasil. Mais do que isso é poder orientá-los dos direitos e deveres no mercado local, para que não sejam vítimas de exploração de mão de obra”

Com funciona

Os migrantes e refugiados venezuelanos passam por um ciclo de atendimentos: são cadastrados no projeto, recebem as primeiras informações dos eixos de atuação da ONG; depois passam por uma sessão de orientação, em que aprendem sobre o universo do emprego formal. Em seguida, com a ajuda dos funcionários da Visão Mundial, fazem o currículo em português.

Carlos González, 45 anos, está há 20 dias em Pacaraima e recebeu orientações sobre o mercado de trabalho, aprendeu sobre leis, direitos e deveres das empresas e dos empregados.

Professor de inglês e ex-militar na Venezuela, Carlos avalia que os esclarecimentos são primordiais para ele que vai ao Sul do Brasil em busca de um emprego.

Todas as explicações foram excelentes, pois, quando chegamos a um país, necessitamos ter conhecimento prévio sobre o que vamos precisar. Não são todas as pessoas que ensinam com tanto entusiasmo. Estou preparando a documentação para seguir ao estado do Paraná, onde um amigo me espera”, disse.

Fonte: Visão Mundial

Polyana Girardi

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

11 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

12 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

13 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

14 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

15 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

15 horas ago