Cidades

Projeto que auxilia migrantes em inserção no mercado de trabalho é estendido para Pacaraima

O Projeto Ven, Tú Puedes que auxilia migrantes que buscam se inserir no mercado de trabalho foi estendido para Pacaraima.

Cerca de 40 pessoas foram atendidas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com elaboração de currículo em português, emissão da carteira de trabalho e orientações sobre o mercado brasileiro.

De acordo com a coordenadora do “Ven, Tú Puedes!” em Roraima, Bárbara Gil, a expectativa é que haja um calendário com datas fixas, para que os atendimentos ocorram na cidade a cada duas semanas. Ela afirma que o objetivo do projeto é promover atividades que contribuam para a sustentabilidade econômica dos participantes e de suas famílias.

“Essa extensão do projeto para Pacaraima é importante, porque são atividades de meios de vida, ou seja, atividades que vão ajudar essas pessoas a encontrar um trabalho no Brasil. Mais do que isso é poder orientá-los dos direitos e deveres no mercado local, para que não sejam vítimas de exploração de mão de obra”

Com funciona

Os migrantes e refugiados venezuelanos passam por um ciclo de atendimentos: são cadastrados no projeto, recebem as primeiras informações dos eixos de atuação da ONG; depois passam por uma sessão de orientação, em que aprendem sobre o universo do emprego formal. Em seguida, com a ajuda dos funcionários da Visão Mundial, fazem o currículo em português.

Carlos González, 45 anos, está há 20 dias em Pacaraima e recebeu orientações sobre o mercado de trabalho, aprendeu sobre leis, direitos e deveres das empresas e dos empregados.

Professor de inglês e ex-militar na Venezuela, Carlos avalia que os esclarecimentos são primordiais para ele que vai ao Sul do Brasil em busca de um emprego.

Todas as explicações foram excelentes, pois, quando chegamos a um país, necessitamos ter conhecimento prévio sobre o que vamos precisar. Não são todas as pessoas que ensinam com tanto entusiasmo. Estou preparando a documentação para seguir ao estado do Paraná, onde um amigo me espera”, disse.

Fonte: Visão Mundial

Polyana Girardi

Recent Posts

Homem que roubou restaurante no Asa Branca em 2019 é preso pela Polícia Civil

Acusado foi condenado seis anos e oito meses de prisão pelo crime de roubo

2 horas ago

Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado

Ação é promovida pela Febraban e parceiros

3 horas ago

Escola do SESI Roraima abre inscrições para vagas do Bolsa de Gratuidade 2025

Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até dia 6 de dezembro. Vagas são para…

3 horas ago

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Prazo para vagas remanescentes termina na sexta-feira, 29

4 horas ago

Polícia Civil prende homem sentenciado por porte ilegal de arma de fogo

De acordo com a sentença, o homem foi flagrado em 2018, no bairro Sílvio Leite,…

4 horas ago

Em quatro dias, mais de 50 mulheres solicitaram medidas protetivas em Boa Vista

Número compreende o período entre a sexta-feira (22) e a segunda-feira (25)

5 horas ago