Prorrogado prazo de inscrição para casamento coletivo ‘Sem Fronteiras’ da Defensoria

Edital completo do evento está disponível no site da Defensoria, com versões em português, espanhol e inglês

Prorrogado prazo de inscrição para casamento coletivo ‘Sem Fronteiras’ da Defensoria
Foto: Divulgação/Ascom DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) prorrogou até o dia 8 de agosto as inscrições para o Casamento Coletivo “Enfim, Casados!”, 2ª Edição “Sem Fronteiras”. O evento, que acontece em setembro, ainda sem local definido em Boa Vista, contempla 120 casais migrantes com o processo de casamento civil totalmente gratuito.

Contudo, restam apenas quatro vagas no 1º Ofício e 10 vagas no 2º Ofício de Registro Civil de Boa Vista. Em razão das vagas restantes, as inscrições vão até o dia 8 de agosto, das 8h às 14h, diretamente nos cartórios participantes.

Logo após o término das inscrições, a seleção dos casais será por ordem de inscrição, mediante apresentação da documentação exigida. O edital completo está disponível no site da Defensoria, com versões em português, espanhol e inglês.

A defensora pública que coordena o projeto, Elceni Diogo, disse que a possibilidade vem para facilitar o processo de união entre os casais migrantes e a regularização das famílias no Brasil. “É importante para os migrantes porque é a oportunidade de formalizarem o casamento no Brasil. Isso dispensa algumas exigências que tornam o casamento para estrangeiro mais cara. Como, por exemplo, a tradução e o apostilamento, um procedimento que a gente pede a dispensa”, explicou.

A realização da cerimônia do Casamento Coletivo

A cerimônia civil está prevista para o dia 19 de setembro. Os casais migrantes terão direito a uma cerimônia com bênção religiosa, cobertura fotográfica e contarão com emissão gratuita da certidão de casamento. “Faremos uma cerimônia com toda a dignidade, com toda a organização, como todo o trabalho do Enfim Casados e da Defensoria Pública como sempre é feito”, afirmou a defensora Elceni.

A ação é uma parceria entre a Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Operação Acolhida, Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima. Assim como os cartórios Loureiro (1º Ofício) e Nathalia Lago (2º Ofício).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x