Cidades

RecreArteando: evento encerra programação lúdica sobre inclusão e conscientização do autismo

A 5ª edição do RecrearTEAndo, promovida nesta quinta-feira, (6) na Praça do Mirandinha marcou o encerramento da Semana Municipal de Conscientização do Autismo.

O evento, é um dos maiores de Roraima. Ele reuniu mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A história

O RecrearTEAndo, começou na Escola Municipal Carmem Eugênia Maccaggi. Hoje, ele conta com a participação de todas as escolas da rede em um único objetivo: conscientizar a população sobre a temática e fortalecer o processo de inclusão desses alunos no contexto escolar e social, como explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

“Durante toda semana promovemos ações importantes que reforçam o compromisso da Prefeitura em defender a bandeira do respeito e inclusão das pessoas com autismo. O RecrearTEAndo se tornou referência e hoje é um dos maiores eventos voltados a esta temática em Roraima, representando integração dos alunos com TEA, equipe escolar e familiares”, disse.

Muita diversão

O que não faltou foram motivos para sorrir. A criançada participou de diversas brincadeira. Teve oficinas de balão, massinha de modelar, bem como desenho, pintura, bola de sabão, além de contação de histórias e muita aventura na tirolesa e no pula-pula.

E um dos grandes momentos simbólicos do evento foi a soltura de centenas de balões azuis, cor referente à campanha nacional do TEA. Do mesmo modo, quem se divertiu muito foi o Beijamim Ramalho, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues.

“Achei muito legal esse evento. É a primeira vez que participo. O que mais gostei foi do slackline. Na minha adoro a aula de educação física para jogar futebol”, disse.

Importância do tema

A mãe, Maria Antônia, falou da evolução do filho com os atendimentos especializados e destacou a importância do evento para dar visibilidade ao tema. “Meu filho evoluiu muito. Antes era muito retraído, no entanto, está mais comunicativo com os coleguinhas. A convivência com a família também melhorou bastante. Esse evento é ideal para trocar experiências, confraternizar e mostrar para as crianças e familiares que não estão sozinhos”, contou.

Educação Especial

Assim, a Rede Municipal de Ensino atende hoje 1.906 alunos inseridos na Educação Especial, sendo 719 autistas. Sobretudo, desse total, 1.309 são então considerados público-alvo. Que que consiste em crianças com deficiência física, intelectual, bem como auditiva ou visual, e também alunos com altas habilidades.

Por fim, esses alunos contam com Atendimento Educacional Especializado, um serviço da Educação Especial desenvolvido nas escolas, que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para plena participação dessas crianças. Os atendimentos acontecem nas Salas de Recursos Multifuncionais, em 67 escolas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Deputados federais cobram andamento no processo de cassação do governador de Roraima em Brasília

Julgamento do recurso de Antonio Denarium está parado no Tribunal Superior Eleitoral há quatro meses…

8 horas ago

Prefeitura de Boa Vista instala placas de alerta em locais de descarte irregular de lixo

A cada semana, cerca de 250 toneladas de lixo são removidas de aproximadamente 100 pontos…

9 horas ago

Trabalho doméstico afeta mais meninas em 9 países, mostra pesquisa

Elas ficam mais de cinco horas diárias dedicadas às atividades da casa

12 horas ago

Homicídio em área indígena Yanomami: Polícia Civil de Roraima define autoria do crime

Operação permitiu colher depoimentos de testemunhas e moradores locais

13 horas ago

Mulher é presa em Boa Vista suspeita de perseguir professor universitário e acusá-lo falsamente de crimes

Acusada passou a persegui-lo em 2022, comparecendo em sua casa e lhe enviando diversas mensagens

14 horas ago