O prefeito reeleito em Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), participou na tarde desta segunda-feira, 7, de uma entrevista no programa Mete Bronca da TV Imperial, apresentado pelo jornalista Romano do Anjos.
Este será o segundo mandato de Arthur como prefeito da capital. Ele recebeu 133.180 votos neste domingo, 6, tendo sido eleito em primeiro turno com 75,18%.
Educação
Durante a entrevista, o político falou sobre os próximos trabalhos da Prefeitura de Boa Vista. Para a Educação, ele garantiu a construção de pelo menos mais dez creches.
“A gente vai ter a oportunidade de zerar a fila de creche que nós temos hoje. São 2.300 crianças na fila de espera e só com as quatro escolas que nós estamos construindo nesse momento, a gente já vai entregar mais de 1.400 vagas de creches, ou seja, mais de 50% da demanda vai ser atendida já no primeiro ano de gestão”, disse.
O prefeito ainda assegurou a continuidade de projetos como o “Bem-Te-Vi”, que já atendeu milhares de alunos da rede municipal de ensino.
“É um dos projetos mais bonitos de educação que eu já vi no Brasil. A gente garantiu o acesso aos óculos de forma gratuita para mais de quatro mil crianças dentro da nossa rede. Todas passaram por um processo de triagem e aquelas que precisaram passar pelo oftalmologista. A gente vai seguir com esse projeto. Toda criança nova que entrar na nossa rede vai passar pela triagem e aquelas que têm uma necessidade vão continuar sendo acompanhadas”, salientou.
Henrique também prometeu que, até o final do seu próximo mandato, a rede municipal vai contar com turmas de 9º ano.
“A gente já teve 6º ano em 2024. E a cada ano, a partir de 2025, a gente vai aumentando tanto em número de escolas de cada ano e avançando em mais uma série. Então até o final do mandato da próxima gestão a gente já vai ter o 9º ano acontecendo em Boa Vista. As famílias vão poder optar se matriculam no ensino fundamental II os seus filhos em uma escola do Estado ou em uma escola da Prefeitura”, pontuou.
Saúde
Para a Saúde, o prefeito declarou que pretende construir pelo menos 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre do ano que vem, no bairro Cambará.
“Para que não conhece, a UPA é uma Unidade de Pronto Atendimento. É um Pronto Socorro que funciona 24 horas por dia. Atende urgência e emergência tanto para criança quanto para adulto. [Vai ser construída] no Cambará, tem uma área lá no Cambará, o projeto já foi aprovado pelo Ministério da Saúde, o recurso já está na conta da Prefeitura e a gente vai abrir a licitação ainda em 2024 para iniciar a construção no ano que vem. Ninguém mais vai precisar ir direto para o HGR ou para o Hospital da Criança. Vai poder ir até a UPA 24 horas. Exames, internação, pequenas cirurgias. Só em casos muito mais graves que serão deslocados com ambulância para o HGR ou para o Hospital Santo Antônio”, explicou.
Ele também comentou sobre a ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio, o único hospital infantil que atende pacientes da capital e dos demais municípios do Estado.
“A gente está atendendo toda a população do interior do estado de Roraima, da nossa população e do fluxo migratório. No período de chuvas o número de crianças [doentes] aumentam e é por isso que a gente vem investindo. Implantamos uma UBS lá e já estamos construindo um novo bloco no Hospital da Criança, que vai ficar pronto no ano que vem. Isso vai permitir que a gente aumente o número de leitos. Dois mil e vinte quatro foi um ano desafiador. O número de crianças internadas foi muito maior do que nos outros três anos de mandato e é por isso que essa ampliação é tão importante. É um bloco que já está em obras e agora a gente vai atrás de recursos para a construção de mais um bloco dentro da nossa gestão”, destacou.
Mudanças climáticas
Arthur Henrique aproveitou ainda para informar que a Prefeitura de Boa Vista já tem um plano de contingenciamento para o enfrentamento do período de seca na capital.
“Para dar um apoio principalmente para os agricultores na zona rural de Boa Vista. Estamos, inclusive, em contato com algumas poucas empresas do Brasil que fazem trabalho de combate a incêndio. A gente sabe que isso é uma atribuição do Governo do Estado, mas para a gente poder garantir algum atendimento de combate, que a Prefeitura normalmente se atem à prevenção, esse ano a gente vai estar preparado também para fazer combate na zona rural de Boa Vista, na cidade também”, ressaltou.
Eleições
Ao final da entrevista, o político reeleito comentou sobre sua campanha e agradeceu os votos que recebeu nas Eleições Municipais 2024.
“Vou honrar o voto deles e os votos dos que votaram em outros candidatos também. A gente teve uma abstenção muito grande, mais de 20% da população não foi votar, não exerceu o seu direito, então também quero fazer um apelo para essas pessoas: façam parte. Essas decisões impactam a vida de toda a população de Boa Vista. E deixar uma mensagem de compromisso para os próximos quatro anos, de fazer um mandato ainda melhor do que o primeiro, caminhando ao lado das pessoas, estando presente, sabendo que o prefeito está como prefeito para representar a população de Boa Vista e atender os anseios da população. É dessa forma que a gente vai fazer a próxima gestão também”, concluiu.
Fonte: Da Redação