Cidades

Referência: Prefeitura de Boa Vista e TCERR assinam termo de cooperação para orientar municípios na aplicação de recursos para Primeira Infância

O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR) e a Prefeitura de Boa Vista assinaram, nesta quinta-feira (3), um termo de cooperação técnica. O objetivo é orientar os municípios do interior do estado sobre a segregação dos investimentos financeiros para a Primeira Infância nos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA).

Garantia de recursos

A iniciativa busca garantir que os recursos voltados para crianças de 0 a 6 anos sejam claramente identificados e aplicados de forma eficiente, promovendo um orçamento mais transparente e alinhado ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, lançado em 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio dos Tribunais de Contas do Brasil.

O presidente do TCERR, conselheiro Brito Bezerra, destacou que a experiência da Prefeitura na segregação de recursos para a primeira infância servirá de referência para a implementação nos demais municípios. Nosso objetivo é contribuir para estruturação de um planejamento eficiente e garantir que os investimentos cheguem efetivamente às crianças”, afirmou.

Experiência da Prefeitura

O prefeito Arthur Henrique (MDB) ressaltou que, apesar dos desafios iniciais, a Prefeitura acumulou 12 anos de experiência na gestão de recursos para a primeira infância. O que aprimorou os instrumentos de planejamento.

“Esse conhecimento nos permitiu desenvolver uma gestão mais eficiente. E agora temos a oportunidade de compartilhar essa expertise em parceria com o Tribunal de Conta. Ela vai contribuir para que outros municípios também fortaleçam suas políticas voltadas à primeira infância, afirmou.

Assim, a conselheira Cilene Salomão, coordenadora do grupo de trabalho pela Primeira Infância no TCERR, reforçou a importância da segregação dos investimentos. “Essa medida permite um controle mais preciso dos recursos, assegurando que a política alcance sua real finalidade”, explicou.

Do mesmo modo, a proposta prevê a incorporação dessas diretrizes no PPA 2026-2029. Bem como na LDO e LOA de 2026, beneficiando áreas essenciais como educação, saúde, assistência social e meio ambiente.

Por fim, com a formalização do termo, o TCERR vai acompanhar a execução das ações por meio do controle externo. Sendo assim, garante que os impactos da iniciativa sejam mensurados por indicadores nos planos municipais da Primeira Infância.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

30 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

55 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago