O prefeito Arthur Henrique (MDB) deu posse, nesta quinta-feira, 21, a mais 90 novos guardas civis municipais aprovados no concurso público de 2023.
Com a cerimônia, a Prefeitura de Boa Vista conclui o chamamento dos 150 guardas aprovados dentro do número de vagas do certame. Os novos servidores passaram por todas as etapas necessárias, incluindo o curso de formação. Agora, o efetivo passa a contar com mais de 460 agentes.
Conforme o prefeito Arthur Henrique, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem um papel fundamental na patrulha, inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais. “Desde o começo da minha gestão, eu fiz um compromisso de investir na segurança do nosso município. A gente sabe que a atribuição maior da segurança é do governo do estado, mas a prefeitura faz aquilo que é possível para que possamos complementar e deixar nossos cidadãos mais protegidos”, disse.
O aumento no efetivo representa um reforço significativo na segurança da cidade, especialmente em praças, vias públicas, assim como em locais de grande circulação. A empossada Thaynar Barca se sente preparada para exercer a sua função. “Estou muito feliz. O dia de hoje é a concretização de um sonho, porque a gente batalhou demais. Foram meses de estudo e preparação”, contou.
Adailton de Almeida também se une a essa turma. “A prefeitura cumpriu o que foi nos prometido e hoje é só felicidade. Todo esforço valeu a pena. Começamos agora uma nova jornada, que Deus nos abençoe sempre”, comemorou.
A gestão municipal vem investindo em equipamentos e infraestrutura para melhorar as condições de trabalho dos agentes e ampliar a segurança da cidade. Em 2023, por exemplo, a prefeitura entregou 23 novas viaturas, sendo 16 destinadas à GCM e 7 para a SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito).
Também foram adquiridos para os guardas civis municipais equipamentos de ponta, como 5 espingardas Pump Military 3.0 calibre 12, 5 carabinas CTT 40, 18 capacetes balísticos, 3 escudos balísticos, além de milhares de munições e sprays lacrimogêneos.
Os investimentos seguiram com força em 2024. Em janeiro, a GCM recebeu 210 novos armamentos, incluindo 200 pistolas 9mm (Taurus TS9) e 10 carabinas CTT40mm. Já em março, foram entregues 16 motocicletas BMW de 750 cilindradas, adquiridas com recursos próprios do município, um investimento de R$ 1,5 milhão.
Além do reforço humano e material, Boa Vista usa tecnologia na segurança pública. O Programa Boa Vista Segura, utiliza um avançado sistema de monitoramento por câmeras em tempo real. Atualmente, 90 câmeras espalhadas pela cidade e 111 escolas municipais são monitoradas pela Central da Guarda Civil Municipal, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz no combate à criminalidade.
Fonte: Da Redação
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…
Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…
Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas
Ação municipal será no Cras Silvio Leite, localizado na rua Marieta de Mello Marques, no…
São ofertadas 448 vagas distribuídas entre cursos técnicos e superiores. Taxa é de R$ 50,00