Cidades

Reforço na segurança da capital: Arthur Henrique empossa mais 90 novos guardas civis municipais

O prefeito Arthur Henrique (MDB) deu posse, nesta quinta-feira, 21, a mais 90 novos guardas civis municipais aprovados no concurso público de 2023.

Com a cerimônia, a Prefeitura de Boa Vista conclui o chamamento dos 150 guardas aprovados dentro do número de vagas do certame. Os novos servidores passaram por todas as etapas necessárias, incluindo o curso de formação. Agora, o efetivo passa a contar com mais de 460 agentes.

Conforme o prefeito Arthur Henrique, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem um papel fundamental na patrulha, inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais. “Desde o começo da minha gestão, eu fiz um compromisso de investir na segurança do nosso município. A gente sabe que a atribuição maior da segurança é do governo do estado, mas a prefeitura faz aquilo que é possível para que possamos complementar e deixar nossos cidadãos mais protegidos”, disse.

Mais segurança

O aumento no efetivo representa um reforço significativo na segurança da cidade, especialmente em praças, vias públicas, assim como em locais de grande circulação. A empossada Thaynar Barca se sente preparada para exercer a sua função. “Estou muito feliz. O dia de hoje é a concretização de um sonho, porque a gente batalhou demais. Foram meses de estudo e preparação”, contou.

Adailton de Almeida também se une a essa turma. “A prefeitura cumpriu o que foi nos prometido e hoje é só felicidade. Todo esforço valeu a pena. Começamos agora uma nova jornada, que Deus nos abençoe sempre”, comemorou.

Investimentos

A gestão municipal vem investindo em equipamentos e infraestrutura para melhorar as condições de trabalho dos agentes e ampliar a segurança da cidade. Em 2023, por exemplo, a prefeitura entregou 23 novas viaturas, sendo 16 destinadas à GCM e 7 para a SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito).

Também foram adquiridos para os guardas civis municipais equipamentos de ponta, como 5 espingardas Pump Military 3.0 calibre 12, 5 carabinas CTT 40, 18 capacetes balísticos, 3 escudos balísticos, além de milhares de munições e sprays lacrimogêneos.

Os investimentos seguiram com força em 2024. Em janeiro, a GCM recebeu 210 novos armamentos, incluindo 200 pistolas 9mm (Taurus TS9) e 10 carabinas CTT40mm. Já em março, foram entregues 16 motocicletas BMW de 750 cilindradas, adquiridas com recursos próprios do município, um investimento de R$ 1,5 milhão.

Tecnologia

Além do reforço humano e material, Boa Vista usa tecnologia na segurança pública. O Programa Boa Vista Segura, utiliza um avançado sistema de monitoramento por câmeras em tempo real. Atualmente, 90 câmeras espalhadas pela cidade e 111 escolas municipais são monitoradas pela Central da Guarda Civil Municipal, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz no combate à criminalidade.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

3 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

4 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

4 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

5 horas ago

‘Prefeitura com Você’: ação que oferta serviços gratuitos à população acontece neste sábado, 23, no bairro Silvio Leite

Ação municipal será no Cras Silvio Leite, localizado na rua Marieta de Mello Marques, no…

7 horas ago

Inscrições para seletivo e vestibular do Instituto Federal de Roraima encerram neste domingo, 24

São ofertadas 448 vagas distribuídas entre cursos técnicos e superiores. Taxa é de R$ 50,00

8 horas ago