Moradores do residencial Vila Jardim, em Boa Vista, denunciaram neste domingo (4), um caso de esgoto estourado.
Em imagens registradas e enviadas à reportagem, uma mulher não identificada, relatou que o problema ocorre há cinco dias, no bloco Pupunha. Os próprios moradores improvisaram pedras para evitar pisar na água contaminada, contudo, crianças e idosos correm risco de cair e se machucarem.
“Não sei que trabalho foi esse que colocou o esgoto em frente a entrada da nossa casa. E essa aqui é a nossa vida. Sem falar que a taxa de esgoto é um absurdo e pagamos para receber esse serviço. Entramos em contato com a Caer e não se importam com os moradores, pois continuamos passando por cima das fezes”, disse.
Veja vídeo:
‘Odor insuportável de esgoto’
Do mesmo modo, a mulher ressaltou o mau cheiro do local e lembrou novamente que paga em dia a taxa de esgoto, por isso esperava que o serviço fosse de qualidade, o que não ocorre. “O odor é insuportável e dói a cabeça. Se a taxa de energia é tão cara o serviço é de péssima de qualidade. A água transbordou do esgoto e isso é dia e noite” explicou a moradora.
Pesquisadores da área de tecnologia ambiental já publicaram artigo explicando os riscos da população inalar o mau cheiro do esgoto que na verdade são gases prejudiciais à saúde. Assim, em altas concentrações causam desde dores de cabeça, falta de ar, náuseas, dor nos olhos ou sinais de doença física e mental.
Citado
A reportagem procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) para posicionamento sobre a situação. Por meio de nota disse que vai enviar equipe ao local para verificar a situação e realizar a limpeza da rede de esgotamento sanitário, na parte que é de atribuição da empresa. Disse ainda que esteve no local com ações educativas, a fim de sensibilizar os moradores sobre o bom uso da rede, no sentido de manter funcionamento do sistema interno
Fonte: Da Redação