O Estado de Roraima é o menos transparente no assunto segurança. É o que mostra uma pesquisa organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo.
Foram analisados os sites das secretarias de segurança de todas as 27 unidades federativas do país, onde foram considerados sete requisitos de transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser provocados.
- Confira os detalhes da pesquisa aqui.
Oitos estados atenderam a todos os critérios. São eles: Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e, por fim, Rio Grande do Sul.
Já Roraima e Acre não conseguiram atender a nenhum dos critérios, já que não possuem sites de indicadores criminais. No caso de Roraima, o site está em manutenção desde 2021.
Estado menos transparente
Um levantamento divulgado pelo Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º em 2022 mostrou que Roraima é o Estado menos transparente do país, alcançando nota 4,91. A média dos Estados é de 8,84.
O levantamento monitora as publicações de informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, estrutura administrativa, bem como acompanhamento de obras públicas.
A iniciativa teve acesso à informação de todos os Estados, no Distrito Federal, bem como em 654 cidades com mais de 50 mil habitantes. Então, os dados mostram que as ações do Governo de Roraima não são publicadas devidamente como preconiza a Controladoria Geral da União (CGU).
O que diz o Governo
Procurada, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que Roraima possui um aplicativo de celular “Polícia na Rua”, disponível para androids e IOS.
O dispositivo dá acesso a delegacia virtual, bem como a contatos das polícias Militar, Civil, Penal, Divisão de Inteligência e Captura Detran-RR, Samu, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal. Para isso, basta o cidadão clicar em um dos ícones disponíveis.
Fonte: Metrópolis