Foto: Lara Muniz/Roraima em Tempo
Informação com credibilidade, ética e compromisso com a população. Esses foram (e são) os principais elementos que consolidaram o Portal Roraima em Tempo na história do jornalismo roraimense.
Sob o comando da redação do saudoso jornalista Nei Costa, em janeiro de 2015 nascia o jornal e, em 24 de março daquele ano, era publicada a primeira edição do Roraima em Tempo. ‘A notícia que interessa’ estampava as páginas do impresso e chegava aos municípios do estado.
Hoje, o jornal completa dez anos de atuação no cenário de Roraima. A diretora-geral, Rosilene Brito, lembrou o início dos trabalhos.
“O Roraima em Tempo iniciou já muito bem estruturado. Tínhamos cerca de oito pessoas envolvidas na edição. Ele era coordenado por um super jornalista, o Nei Costa, que já não está mais entre nós. Tínhamos também vários entregadores, pontos de venda e íamos para o interior praticamente todos os dias. O jornal tinha uma estrutura muito grande e veio com a responsabilidade de mostrar o lado real da história, pois não haviam muitos jornais impressos na época no estado”, relembrou.
Clique aqui para ler a primeira edição na íntegra.
Foram milhares de reportagens, entrevistas e coberturas que levaram informação de qualidade aos leitores por meio do impresso. Desse modo, como forma de acompanhar as mudanças e a evolução do jornalismo na esfera digital, em janeiro de 2019, o Roraima em Tempo passou a ser totalmente on-line.
“O Roraima em Tempo veio com muita responsabilidade, com muita ética e se tornou um jornal respeitado. Hoje, nos transformamos no portal de maior acesso. Ele carrega a responsabilidade de mostrar a verdadeira face da notícia. Temos a preocupação de levar os fatos como realmente são, baseados na verdade e na ética jornalística”, ressaltou Rosilene Brito.
Já em 11 de julho de 2024, o Portal integrou o Grupo Égia de Comunicação, do qual também fazem parte a TV Imperial e a Rádio 93 FM. Os três veículos de comunicação passaram a funcionar no mesmo prédio e a união definitiva permite a troca de experiências, o que fortalece o trabalho jornalístico diário. Além disso, o portal inaugurou uma nova identidade visual.
Atualmente, o Portal conta com 11 editoriais, bem como 8 colunas que tratam desde assuntos sobre cinema, autocuidado, até a charge. Do mesmo modo, o Roraima em Tempo traz de forma pioneira, a coluna ‘Mete Bronca’ em formato de vídeo, onde o jornalista Romano dos Anjos comenta diferentes assuntos.
Rosilene Brito também citou o sentimento de gratidão e felicidade com a atual fase do jornal, que conta com três editores assistentes sob a direção da jornalista Rosi Martins.
“Sou muito feliz em comandar a equipe junto com as meninas que fazem o trabalho diário e que estão sob o comando da Rosi Martins, uma excelente jornalista. Só tenho a agradecer à minha equipe por esses 10 anos, e claro, queremos muito mais pela frente sempre com muita responsabilidade nos fatos“, finalizou.
A editora-chefe do Portal Roraima em Tempo destacou o alinhamento e a integração como o segredo do sucesso do informativo.
“Não tem como falar do Roraima em Tempo sem tremer a voz. Estou aqui há quase quatro anos e não tenho como mensurar o que aprendi e o quanto esse trabalho me preparou. Faço sempre questão de ressaltar o alinhamento da equipe e do Grupo Égia como o grande segredo para o portal alcançar o grande sucesso que alcançou. Se hoje nós temos todos esses milhões de acessos, é resultado do trabalho de cada um que faz parte deste grupo, desde a nossa diretora-geral até as meninas do comercial”. ressaltou Rosi Martins
A jornalista também agradeceu a cada profissional que passou pelo portal durante esses 10 anos.
“Eu tenho gratidão por cada pessoa que passou por aqui antes e depois da minha chegada. Nei Costa foi um grande jornalista. E antes de ele ir, deixou a sua marca por aqui. Tem ainda grandes profissionais que começaram aqui e hoje têm orgulho de dizer que aqui foi uma escola. Foi graças a todas essas pessoas que passaram e as que estão aqui que o portal virou referência e conquistou o respeito da sociedade”.
Da mesma forma, diversos profissionais são parte da construção do jornal. Dedicaram talento diário, repórteres, editores, fotógrafos e designers. Um deles é o jornalista Josué Ferreira, ex-editor chefe do veículo. Ele acompanhou a transição do jornal impresso para a página on-line.
“Abracei o Roraima em Tempo como um filho. O abracei com muita dedicação, vontade de aprender e fazer. Lembro que no final de 2018, ele passou por uma repaginada, pois ali ele começaria a ser, de fato, totalmente on-line. Montamos uma equipe muito boa e engajada. Todos estavam unidos para fazer o jornal crescer e competir com os outros portais e deu muito certo. Em meses conseguimos ficar páreo com os outros portais de notícias e publicando conteúdo exclusivo“, lembrou.
Josué aproveitou para elogiar o Portal e ressaltou que o trabalho em equipe resulta em visibilidade e credibilidade.
“Quando olho para trás e vejo que o trabalho foi construído a partir de muitas mãos de quem passou pelo Portal. É de um sentimento de gratidão. Nada se constrói só. Se o Portal está completando 10 anos, é porque existe uma estrutura e uma equipe por trás. Quero deixar meus parabéns enorme e com muita gratidão no coração. Que continue produzindo conteúdo pensando na qualidade e na ética profissional. Ver hoje a consolidação do grupo, perceber a presença do Roraima em Tempo dentro deste grupo e ver que estão fazendo um trabalho exemplar é gratificante“, finalizou.
Conhecida por sua linguagem crítica em um texto por vezes não verbal, a charge é sucesso entre os leitores do Roraima em Tempo, desde a fundação do jornal. O responsável pelos criativos cartoons, é Sérgio Paulo, que integra a equipe do portal desde o início. Ele falou sobre as raízes do seu trabalho.
“Estou no Roraima em Tempo desde quando surgiu o impresso, em 2015. Fui convidado pelo saudoso Nei Costa para esse projeto. Ele confiou no meu trabalho […] trabalho com essa arte há 20 anos em Roraima. […] Vim desde Teresina e sou fruto de salão de humor que existe no Brasil. No Nordeste, ele é muito forte. Graças às exposições dessas galerias, eu ficava fascinado com aquele tipo de trabalho. Além disso, desde criança eu sempre gostei de desenhar”, explicou.
O chargista também ressaltou o sentimento de gratidão em poder contribuir com o Portal. “Gosto de fazer um trabalho que agrada. Por isso estou há 10 anos no mesmo veículo e a tendência é crescer mais ainda. Sou grato a Deus por tudo, ao meu trabalho e à direção. A empresa é uma das maiores entre os meios de comunicação do estado e isso para mim é importante demais para minha história e currículo“, finalizou.
Além de informar, o Roraima em Tempo também cumpre o seu compromisso de manter o leitor no centro da notícia e prestar serviços à sociedade. E foi por isso que uma das reportagens que mais marcou o Portal se refere a um encontro emocionante de uma família que procurava, há pelo menos 23 anos, um homem nascido no Maranhão e que veio morar no estado.
Herbert Marcelo da Silva, 41 anos, ficou sem dar notícias à irmã Ericeia Silva, que então resolveu entrar em contato do Maranhão com a equipe de reportagem da Rádio 93 FM em Boa Vista.
Ela então compartilhou sua história de saudade e esperança de reencontrar Herbert. A maior dificuldade para os familiares é que o homem não sabia ler, por isso, as chances de localiza-lo sem parentes em Roraima, eram mínimas. Como resultado, a família o encontrou semanas depois, a partir das matérias feitas pelo Roraima em Tempo em conjunto com a Rádio 93 FM. Por fim, após arrecadar recursos financeiros, Ericeia veio até Roraima buscar o irmão. Herbert finalmente foi para casa.
A história de Herbert e seu encontro com a mãe e parentes emocionou os roraimenses. O caso teve grande repercussão, com diversos compartilhamentos nas redes sociais e grupos de mensagem.
Veja o vídeo da chegada de Herbert em casa:
O Portal Roraima em Tempo completa uma década. São anos de jornalismo responsável, inovação e histórias que fazem a diferença. São dez anos narrando os principais acontecimentos do estado e impactando vidas através de um jornalismo apaixonado por grandes coberturas políticas, fiscalização dos poderes, apoio à comunidade e respeito por quem acompanha diariamente as notícias.
E este é apenas o começo. A verdade e a certeza vão sempre fazer parte do Roraima em Tempo. A notícia segura e verificada é missão da equipe. E, o legado do Portal é esse: compromisso com a informação.
Por Polyana Girardi
Crime ocorreu dentro da casa do tenente Orlando Soares Lopes
Crime ocorreu em 2014 na Vila Vilhena, localizada no município de Bonfim
Projeto de lei amplia pena em até 50% para esses delitos e cria o crime…
Curso é ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU BV e atendeu cerca…
Ministério do Meio Ambiente quer garantir que protetores e ONGs consigam consultar informações de quem…
São Raimundo vai jogar contra o Sampaio. Já o Baré enfrenta o Monte Roraima. Partidas…