O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou na manhã desta terça-feira (15) que a interrupção de energia, que atingiu diversos estados por volta das 8h30, aconteceu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Roraima foi o único a não ser afetado. Estado é o único ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e apurar a ocorrência.
Pelas redes sociais, o Silveira informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.
“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços. Assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia”, disse.