Roraima registra 4ª maior taxa de assassinatos de mulheres da Amazônia Legal

Dado consta na 3ª edição do estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11)

Roraima registra 4ª maior taxa de assassinatos de mulheres da Amazônia Legal
Foto: Divulgação

Roraima registrou a 4ª maior taxa de assassinatos de mulheres da Amazônia Legal em 2023. O dado consta na 3ª edição do estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11).

A Amazônia Legal brasileira é composta por nove estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

No estado mais ao norte do Brasil, foram registrados 17 homicídios de mulheres no ano passado. O número representa uma taxa de 5,4 por 100 mil habitantes, acima da média nacional de 3,8 por 100 mil habitantes. O percentual de Roraima fica atrás do Amazonas (6,4), Rondônia (6,1) e Mato Grosso (5,7).

O estado teve uma alta de 100% no número de casos de feminicídios, que é o crime de ódio baseado no gênero. Em 2023, Roraima registrou 6 casos, um percentual de 1,9 por 100 mil habitantes, enquanto no ano anterior foram três (0,9).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x