Cidades

Roraima registra aumento de 227% em incêndios florestais

Roraima registrou um aumento de 227% em incêndios florestais. Foram 389 ocorrências registradas de janeiro a setembro pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CMBR-RR). Os dados são comparados aos do ano passado, quando a corporação registrou 119 ocorrências no mesmo período.

Conforme o gerente de Proteção e Defesa Civil de Roraima, capitão Rodrigo Maciel, já é possível perceber o resultado das altas temperaturas no estado, apesar de Roraima ter o período chuvoso.

“Apesar de ainda termos chuvas em todo o Estado, já é possível perceber um aumento normal da temperatura e, consequentemente, o aumento das ocorrências de incêndio em vegetação”.

Combate ao incêndio

Assim, para atender as primeiras demandas, existem guarnições de combate a incêndios florestais em Boa Vista.

“Devido à demanda crescente, começamos a trabalhar desde o início de outubro com duas guarnições exclusivas para atender as solicitações referente a incêndios florestais.”

Mas dados

Do mesmo modo, 2019 e 2020 entre janeiro e setembro, os bombeiros registraram respectivamente 1094 e 747 focos. A maior alta de registro até então.

O ano de 2021 foi diferente da normal climatológica. Tivemos um inverno rigoroso e prolongado, com chuvas que iniciaram muito cedo e demoraram para terminar. Isso diminuiu bastante a quantidade de ocorrências no ano passado. Em 2022, a expectativa é que tenhamos o retorno à normalidade”, disse o capitão Rodrigo Maciel.

Crime ambiental

Por outro lado, o Corpo de Bombeiros alertou que CBMRR reforça que a queima de vegetação sem a devida autorização dos órgãos competentes é crime ambiental. Logo, a população deve evitar atear fogo para limpeza de terrenos urbanos, lotes rurais ou queimar lixo.

Por fim, o clima quente e a vegetação seca, juntamente com ventos fortes, auxiliam na propagação das chamas, e faz com que o incêndio atinja áreas adjacentes, podendo causar danos às pessoas, aos animais, ao meio ambiente e ao patrimônio.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

34 minutos ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

2 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

3 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

4 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

19 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

21 horas ago