Cidades

Roraima registra aumento do crime de abandono de incapaz

Roraima registrou aumento em casos de abandono de incapaz. Foram 150 casos em 2023, envolvendo a maioria, crianças de até noves anos, enquanto em 2022, houve o registro de 122 casos. Os dados são do Anurário Brasileiro de Segurança Pública.

O crime de abandono de incapaz está previsto no Código Penal Brasileiro. Ele ocorre quando a pessoa abandona alguém que está sob seu cuidado, guarda ou vigilância por motivo de idade, doença ou então, deficiência que não tenha condições de se defender.

De acordo com a delegada titular especializada em atendimento à mulher (DEAM) Vêrlania de Assis, é importante conscientizar a população sobre o assunto. Além disso, ela lembrou que os pais são os principais responsáveis pelo bem-estar das crianças.

“O abandono de incapaz pode ser tanto de uma criança quanto de um idoso que não tenha o uso de suas faculdades mentais. Precisamos fortalecer os laços da família. Essa criança por exemplo, fica sozinha e fica exposta à violência e outros perigos da sociedade. É um conduta criminosa daquele que deixa uma criança na rua. É abandono de incapaz quando os pais saem e deixam a criança em casa sozinha ou com o irmão que não é capaz de prover os cuidados necessário para aquela outra criança”, explicou.

Motivos

Do mesmo modo, Vêrlania explicou o que acontece com quem for pego praticando o crime. A delegada também apontou alguns motivos para o aumento dos registros no estado e o trabalho da Polícia Civil para reverter o quadro.

“Para quem comete essa conduta, ele pode ser preso em flagrante dependendo da circunstância. E, tem o processo penal que no final terá a sentença analisada pelo juiz. Em Roraima, muitas famílias migrantes vivem em extrema vulnerabilidade e algumas circunstâncias agravam a situação, como a ingestão de álcool e dependência química. Os pais ou responsáveis saem e deixam os seus filhos sozinhos e abandonados. A Polícia Civil atua na prevenção por meio de palestras e conscientiza a sociedade sobre a necessidade de cuidar dessas crianças”, finalizou.

Fonte: TV Imperial/ Rádio 93 FM

Polyana Girardi

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

4 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

4 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

4 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

5 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

5 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

7 horas ago