Roraima registrou mais de 230 focos de fogo em 15 dias

Número já é mais que o dobro registrado em todo o mês de outubro de 2022, quando o estado contabilizou 117 focos

Roraima registrou mais de 230 focos de fogo em 15 dias
Focos de fogo em Roraima – Foto: Reprodução/Femarh

Roraima registrou 237 focos de fogo nos primeiros 15 dias de outubro de 2023. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) desta segunda-feira (16).

Conforme os dados, o município com maior incidência é Pacaraima, na fronteira com a Venezuela que registrou 39 focos neste período. O número representa 16,5% do total.

Logo em seguida vem o município de Normandia com 36 focos de fogo, o que equivale a 15,2%. O terceiro município com mais registros de queimadas é Caroebe com o total de 29 focos este mês, ou seja, 12,3%.

Acima da média

De acordo com o Boletim Hidrometeorológico, o número de queimadas em Roraima neste mês está acima da média e já é maior que todo o mês de outubro em 2022. Além disso, a previsão de fogo para os próximos três dias é de alto a crítico.

“A média de outubro em Roraima é de 106 focos; e a média anual é 2031. Já em outubro de 2022 registrou-se 117 focos de um total anual de 1223”.

Temporal

Apesar da forte ação do fenômeno El Niño, que causa aquecimento da costa e, consequentemente, a ausência de chuva na Amazônia, Roraima enfrentou um forte temporal neste fim de semana.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 mm de chuva, em menos de uma hora, e ventos intensos de 30km/h. O previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de chuva de até 50 mm para o dia todo.

Além disso, segundo a Roraima Energia, foram mais de 700 ocorrências de danos causados por descargas atmosféricas, e ventos fortes que levaram árvores e objetos sobre a rede elétrica.

Na manhã de hoje a empresa afirmou que o tempo de atendimento ficou bastante elevado devido a alta demanda e a complexidade dos danos ocorridos como quebra de postes e redes rompidas.

Disse ainda que até o final do dia, todos os pontos críticos onde ainda falta luz devem estar reestabelecidos.

Inmet mantém alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta para chuvas intensas com perigo potencial até às 10h desta terça-feira (17).

Segundo o instituto, o alerta vale para os municípios que estão localizados nas regiões Norte e Sul de Roraima. O órgão prevê possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x