Operação Guardiões do Bioma deve começar conforme necessidade dos estados - Divulgação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) incluiu Roraima na lista de estados que receberão a Operação Guardiões do Bioma. A ação é uma iniciativa do Plano Estratégico de Combate a Incêndios Florestais.
Os trabalhos devem iniciar no período de agosto a novembro deste ano, conforme as demandas de cada estado.
Além de Roraima, a operação ocorrerá no Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para, Rondônia, bem como em Tocantins.
Lançado nessa quinta-feira (22), o plano tem o apoio dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, além do Conselho Nacional do Corpo de Bombeiros, assim como das secretarias de cada estado.
Na ocasião, serão realizados monitoramento e diagnóstico de riscos, reuniões, elaboração, revisão e validação de planos, matrizes e protocolos integrados.
Além de ser o gestor da ação, o Ministério da Justiça fará o pagamento das diárias para bombeiros e policiais militares ambientais que irão compor o efetivo.
A estratégia envolverá cerca de seis mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de ocorrências relacionadas a queimadas e outros crimes ambientais.
Deste total, 200 são bombeiros e policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública, 1.642 do PrevFogo/Ibama, enquanto 1.427 são brigadistas do ICMBio.
Há também a participação de 1.570 bombeiros e policiais militares ambientais e mais 900 bombeiros de outras unidades da federação para reforçar o efetivo.
Fonte: Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás