Cidades

Saiba como aumentar segurança da sua conta Gov.br

Uma das novas funcionalidades para ampliar a segurança do GOV.BR é a Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta. Disponível apenas para computadores, a ferramenta possibilita que o usuário da plataforma do Governo Federal selecione os métodos de autenticação. Por exemplo, se uma pessoa não tem uma conta em um banco específico ou não usa certificado digital, não há necessidade de deixar essas opções habilitadas. Conforme dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o GOV.BR possui atualmente mais de 166 milhões de usuários.

“Esta é uma verdadeira inovação desenvolvida pelo ministério para auxiliar as pessoas a protegerem a sua conta no GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “O uso das nossas ferramentas de segurança é fundamental para que os usuários tenham tranquilidade no uso dos mais de 4.500 serviços digitais que hoje estão disponíveis”, complementou.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.

Ao utilizar essa ferramenta de gestão, a pessoa vai poder verificar sempre quais opções estão disponíveis e quais estão bloqueadas ao acessar a conta. Ou então durante o processo de recuperação de senha. Assim, ao manter as opções não utilizadas bloqueadas, fecha-se mais uma porta de entrada para possíveis fraudes por terceiros mal-intencionados.

Para quem perdeu o acesso aos métodos liberados em sua conta, será necessário solicitar suporte da equipe do ministério para restaurar a permissão padrão novamente. Nesse caso, é necessário acessar o gov.br/atendimento

Verificação em Duas Etapas

Para utilizar esse novo recurso, basta estar com a Verificação em Duas Etapas habilitada na sua conta. Ao ativar esta funcionalidade, sempre que você acessar algum serviço com a sua conta GOV.BR, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo GOV.BR. Assim, mesmo que um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao seu CPF e a sua senha, ou ao seu banco ou certificado digital, ele não poderá acessar sua conta sem o código de acesso.

Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro. Em caso de dúvidas sobre o GOV.BR, acesse gov.br/conta

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Brasil concede refúgio para mulheres e meninas vítimas de mutilação genital

Lei brasileira garante proteção a nacionais de outros países que sofreram grave violação de direitos…

15 minutos ago

Quadriciclo furtado do Governo da Guiana é recuperado em bairro de Boa Vista

Um brasileiro que trabalha em Lethem foi até a delegacia para comunicar a ausência do…

2 horas ago

Varejo de Roraima cresce 0,8% em março, aponta pesquisa de índice

Este é o terceiro mês consecutivo em que o estado apresenta resultados positivos

2 horas ago

Servidores de Boa Vista participam de ações alusivas à saúde e segurança no trabalho

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores municipais sobre os acidentes de trabalho e…

16 horas ago

Governador veta PL que obriga Governo a colocar placas em obras paralisadas

Denarium justificou que o projeto impõe gastos ao erário estadual, ao obrigar a confecção, instalação…

17 horas ago

Defensoria abre cadastro para intérpretes e tradutores de Libras; veja como participar

Profissionais vão atuar em atendimentos jurídicos, audiências, conferências, palestras e traduções para vídeos institucionais

17 horas ago