Cidades

Saiba como aumentar segurança da sua conta Gov.br

Uma das novas funcionalidades para ampliar a segurança do GOV.BR é a Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta. Disponível apenas para computadores, a ferramenta possibilita que o usuário da plataforma do Governo Federal selecione os métodos de autenticação. Por exemplo, se uma pessoa não tem uma conta em um banco específico ou não usa certificado digital, não há necessidade de deixar essas opções habilitadas. Conforme dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o GOV.BR possui atualmente mais de 166 milhões de usuários.

“Esta é uma verdadeira inovação desenvolvida pelo ministério para auxiliar as pessoas a protegerem a sua conta no GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “O uso das nossas ferramentas de segurança é fundamental para que os usuários tenham tranquilidade no uso dos mais de 4.500 serviços digitais que hoje estão disponíveis”, complementou.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.

Ao utilizar essa ferramenta de gestão, a pessoa vai poder verificar sempre quais opções estão disponíveis e quais estão bloqueadas ao acessar a conta. Ou então durante o processo de recuperação de senha. Assim, ao manter as opções não utilizadas bloqueadas, fecha-se mais uma porta de entrada para possíveis fraudes por terceiros mal-intencionados.

Para quem perdeu o acesso aos métodos liberados em sua conta, será necessário solicitar suporte da equipe do ministério para restaurar a permissão padrão novamente. Nesse caso, é necessário acessar o gov.br/atendimento

Verificação em Duas Etapas

Para utilizar esse novo recurso, basta estar com a Verificação em Duas Etapas habilitada na sua conta. Ao ativar esta funcionalidade, sempre que você acessar algum serviço com a sua conta GOV.BR, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo GOV.BR. Assim, mesmo que um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao seu CPF e a sua senha, ou ao seu banco ou certificado digital, ele não poderá acessar sua conta sem o código de acesso.

Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro. Em caso de dúvidas sobre o GOV.BR, acesse gov.br/conta

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago