Cidades

Saiba como fica o expediente bancário neste final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília. Já na véspera do Ano Novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não sendo efetivadas, incluindo a TED.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, funiocnará normalmente.

No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. Além disso, não haverá compensações bancárias nessas datas.

Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro.

Vecimento de contas

Conforme a Federação, pessoas que possuem contas de consumo como água, energia assim como telefone, entre outros, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão realizar pagamento, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Por ouro lado, nos casso em que os tributos e impostos vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário antecipar o pagamento. Dessa forma evitando a incidência de juros e multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a entidade sugere antecipar o pagamento. No caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos. Ou ainda, em canais digitais, como sites e aplicativos, ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional. Além disso as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, destacou a Febraban.

Clientes com boletos bancários cadastrados como sacados eletrônicos podem pagar via Débito Direto Autorizado (DDA).

Fonte: Agência Brasil

Josiele Oliveira

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

5 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

33 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

45 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

1 hora ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago