Cidades

Segunda audiência pública para revisão do Plano Diretor de Boa Vista nesta quarta-feira

O cidadão boa-vistense tem mais uma oportunidade de colaborar com a revisão do Plano Diretor da Capital. Nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, na Praça Germano Sampaio (entrada pela rua Delman Veras), acontece a segunda audiência pública. A reunião apresenta para a população e à sociedade civil organizada as diretrizes e propostas que surgiram durante o processo de consulta.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Boa Vista vem se reunindo com a população em diversos locais da cidade, tanto na área urbana, como na rural e em comunidades indígenas, para ouvir pessoalmente as sugestões, opiniões e necessidades de quem vive na cidade. Neste processo, também ouviram as universidades, entidades de classe e sindicatos. 

Agora, o novo Plano Diretor está prestes a se tornar um Projeto de Lei. Mas antes desse passo, é preciso validar tudo o que foi proposto ao longo desse processo nesta audiência pública. Dessa forma, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, destacou a importância da participação popular. 

“A orientação do prefeito Arthur Henrique foi que ouvíssemos toda a população, fazendo com que todos se sintam parte desse processo. Quando ouvimos as pessoas e consideramos suas opiniões, contribuímos significativamente para a melhoria da gestão pública”, pontuou.

O processo

As primeiras escutas ocorreram entre os meses de março e maio, com encontros na área urbana, rural e em comunidades indígenas. Nesse sentido, dessas primeiras reuniões surgiu o diagnóstico técnico, uma análise detalhada e abrangente das condições, características e desafios existentes na cidade.

Apresentaram o diagnóstico à população na primeira audiência pública, promovida no mês de agosto, na Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no Nova Cidade. 

A etapa seguinte foi a de elaboração de propostas com uma nova rodada de escutas. Os encontros para o levantamento ocorreu entre os meses de setembro e outubro, mais uma vez por meio de reuniões comunitárias na área urbana, rural e nas comunidades indígenas, bem como em encontros com universidades, entidades de classe e sindicatos. As propostas levantadas serão validadas na segunda audiência pública. 

Plano Diretor

Este é um importante instrumento de ordenamento urbano utilizado para orientar o desenvolvimento e a expansão da cidade de forma planejada e sustentável. Além disso, ele estabelece diretrizes, metas e normas para diversos aspectos do crescimento urbano, como o uso do solo, o sistema viário, o saneamento básico, a habitação, o meio ambiente, entre outros.

Para saber mais sobre o processo de trabalho, basta visitar o site. Lá estão disponíveis todas as ações desenvolvidas e produtos produzidos até o momento.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

6 minutos ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

1 hora ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

2 horas ago

Prefeitura de Pacaraima contrata empresa por quase R$ 8 milhões para manutenção em prédios da Secretaria de Educação

Quem assina o extrato do contrato é o prefeito Waldery D’avila Sampaio do Progressistas

3 horas ago

Inauguração de escola municipal no Pedra Pintada marca início de ano letivo em Boa Vista

Escola Fridman da Cunha Nascimento, atenderá etapas de ensino creche e pré-escola, totalizando oferta de…

3 horas ago

Licitação na Prefeitura de São Luiz prevê R$ 2,5 milhões para pavimentar 650 metros de estrada em paralelepípedo

Estrada a receber esse pouco mais de meio quilômetro de calçamento é a que dá…

3 horas ago