Cidades

Selo Unicef: Fórum Comunitário marca início de novo ciclo de ações voltadas à infância e adolescência

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef– Fundo das Nações Unidas para a Infância aconteceu nesta terça-feira, 11. O evento ocorre até às 18h, no Teatro Municipal, marcando o início do planejamento participativo entre poder público e sociedade civil para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência na capital.

Nathália Cortez, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, relembrou a participação da cidade nas edições anteriores do Selo Unicef. “Garantimos a certificação por quatro vezes consecutivas. A iniciativa nos impulsiona a avançar, alcançar novos patamares e fortalecer ainda mais a política pública para esse público. Esta edição já começa com expectativas positivas e muito empenho por parte do município”, afirmou.

O Fórum Comunitário é uma das etapas obrigatórias para a certificação. “Já são 26 anos de Selo UNICEF e Boa Vista sempre esteve conosco nesse processo. É uma cidade que se destaca como Capital da Primeira Infância e abraça essa jornada com seriedade”, disse a chefe do escritório do Unicef em Roraima, Tâmara Simão.

Diálogo e construção coletiva

Durante o encontro, se apresenta um diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes. Ele é elaborado pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Isso em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O documento reúne informações enviadas pelo Unicef e dados municipais para identificar as principais violações de direitos que afetam a população infantojuvenil. Os participantes poderão complementar as informações com suas próprias experiências e percepções, contribuindo para definir as prioridades do município nos próximos anos.

A partir desse diagnóstico, se apresenta proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, como guia para a implementação de políticas públicas e ações estratégicas até 2028.

De acordo com a Prefeitura, o plano debatido, ajustado e aprovado durante o Fórum, considerando as discussões prévias do CMDCA, as prioridades da gestão municipal e os Resultados Sistêmicos do Selo UNICEF.

Representatividade

Integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Alyson Sousa, de 15 anos, participou como verdadeiro protagonista do encontro. “É bom saber que posso ser ouvido. E, mais ainda, que posso participar das políticas públicas que vão impactar diretamente a minha vida. Afinal, nada mais justo do que um adolescente participar das decisões que dizem respeito a ele mesmo”, contou.

Compromisso reconhecido

Boa Vista é referência em políticas públicas à primeira infância. Em 2024, o município conquistou o Selo Unicef pela quarta vez consecutiva, mantendo o reconhecimento desde 2009. Do mesmo modo, o título representa o compromisso da capital com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, especialmente na região da Amazônia Legal.

Por fim, a articulação das ações é pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), com apoio das secretarias de Saúde (SMSA) e Educação (SMEC). Entre as iniciativas que contribuíram para a última certificação estão a Semana do Bebê, a busca ativa escolar e vacinal, a ampliação de vagas na rede municipal de ensino e a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), que incentiva assim, a participação social e o protagonismo juvenil.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

48 minutos ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

2 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

2 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

3 horas ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

5 horas ago

Dona de casa é agredida por companheiro após flagrá-lo com outra mulher em Boa Vista

Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…

6 horas ago