Usuários da Unimed Fama em Boa Vista, denunciaram à TV Imperial nesta segunda-feira (9) a suspensão do site da cooperativa assistência médica. Como resultado, as famílias não conseguem emitir os boletos para quitar mensalidades e correm riscos de ficarem sem nenhum outro plano de saúde.
De acordo com a advogada e também usuária, Yonara Varella, nem as centrais de atendimento ao cliente e nem o site da instituição funcionam.
“As centrais de atendimento não funcionam. O 0800 e o site por exemplo, não opera há uma semana e o aplicativo Também. O site era para emitir boletos, pois a Unimed não envia os boletos com a mensalidade para a residência dos usuários. Agora qual é o caminho? Acionar a ANS – Agência Nacional de Saúde – para ver se recebemos o boleto até a data do vencimento enviar um e-mail para a Unimed e depois procurar o Procon”, explicou.
Do mesmo modo, a mulher explicou os prejuízos gerados com a falta de acesso ao boleto e ao não pagamento, o que coloca as famílias em situação de inadimplentes.
“A dificuldade que a Unimed está colocando para que a gente emita e pague o boleto, faz com que o boleto fique em débito. Sendo assim, quando for pagar, vai ter juros. Fora que, os dias de atrasos, ele podem também a depender, justificar reincidência unilateral do contrato do plano de saúde; […] a ANS tem uma resolução que trata sobre isso […] as pessoas que tiveram seus contratos cancelados poderão não ser incluídas em outro plano de saúde” disse.
Yonara ainda relembrou que os problemas com a Unimed são antigos. “Esse problema vêm desde 2022. Começou com inadimplências, suspensão de tratamentos, não cumprimento de decisão judicial. A Justiça sabe o que está acontecendo em Roraima, mas ninguém fala nada. É como se a Unimed estivesse operando tranquilamente e não é. As crianças que estão tentando pagar o plano é porque precisam do tratamento e conseguem tratamento de forma parcial e precária, no entanto, não sabemos até quando. Queremos respostas”, desabafou.
A reportagem tenta contato com a Unimed para posicionamento sobre o assunto e o espaço segue aberto para esclarecimentos.
O fechamento repentino da unidade em Boa Vista, ocorreu em 18 de julho. Assim, a Unimed Fama chegou a prestar esclarecimentos ao Procon Assembleia, e disse em documento no dia 26 de julho que apesar dos desafios e da desativação administrativa de atendimentos na unidade, não havia encerramento definitivo de seus serviços em Boa Vista.
Do mesmo modo, na ocasião, disse que se comprometia a manter o atendimento aos beneficiários e estava em tratativas para ampliar a rede credenciada na região. A empresa ainda destacou que os clientes deveriam registrar as suas solicitações via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Fonte: TV Imperial
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…