Foto: Freepik
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) no Senado, aprovou na última quarta-feira (13) um Projeto de Lei (PL) que aumenta a pena dos crimes contra animais domésticos e silvestres.
O texto, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os senadores também aprovaram proposta que garante mais recursos para o Fundo Nacional sobre Mudança de Clima
O projeto altera a Lei 9.605, de 1998. A legislação em vigor estabelece pena de reclusão de seis meses a um ano de detenção e multa para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais silvestres. A pena aumenta pela metade se o delito for contra espécie rara ou ameaçada de extinção. Pelo PL, a punição passa a ser de um a quatro anos de detenção.
Contudo, em caso de abuso e maus-tratos contra animais silvestres ou domésticos, a pena atual é de três meses a um ano de detenção mais multa. O projeto aumenta o tempo de reclusão, que passa a ser de um a quatro anos.
Além disso, o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais rentável do mundo, atrás apenas do tráfico de armas e de drogas. Como resultado, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse esperar que o projeto mude essa realidade.
Fonte: Agência Senado
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…