Serviços de limpeza em ‘bocas de lobo’ previnem alagamentos no período chuvoso, em Boa Vista

Ação ocorre desde o mês de novembro e já atendeu mais de mil pontos, distribuídos em 71 ruas de 32 bairros

Serviços de limpeza em ‘bocas de lobo’ previnem alagamentos no período chuvoso, em Boa Vista
Limpeza de bocas de lobo – Foto: Andrezza Mariot/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista deu início aos trabalhos da Patrulha da Chuva no mês de novembro, com serviços de limpeza preventiva das “bocas de lobo”, mesmo o período chuvoso em Roraima tendo início somente em abril, prevenindo assim alagamentos em diversas áreas da cidade no próximo ano.

Conforme a gestão municipal, até o momento, a equipe já atendeu 1.443 pontos, abrangendo 71 ruas de 32 bairros.

De acordo com autônomo Rayrison Passos, de 32 anos, morador do Jardim Primavera e acompanhou a ação na rua Tambaqui, no bairro Santa Teresa, o trabalho de limpeza é fundamental. “É um excelente trabalho que a prefeitura está fazendo. No entanto, é fundamental também a conscientização da população, para que o lixo não seja descartado nas ruas. Quando isso acontece, acaba obstruindo as ‘bocas de lobo’ e impedindo a passagem da água”, destacou.

A assistente social Regina dos Santos, de 39 anos, mora há 30 no bairro Santa Teresa e também elogiou a ação de limpeza na localidade. “É uma maravilha ver esse serviço sendo feito na cidade. Com isso, a água das chuvas não fica acumulada e, além de evitar alagamentos, também previne acidentes”, afirmou.

Ação preventiva acontece em vários pontos da cidade

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos (SMSP), Daniel Lima, a ação é executada por quatro equipes de limpeza. Ela acontece nas principais ruas e avenidas da cidade, assim como pontos identificados pela Central 156. O serviço vai desde a limpeza e remoção de lixo, substituição de “bocas de lobo”, bem como tampas de caixas de captação de água. Além da manutenção do sistema de rede de drenagem. O trabalho sendo concluído nos bairros Asa Branca, Cidade Satélite e Caçari. E demais bairros como Equatorial, Nova Cidade, assim como Dr. Silvio Leite.

“Durante as atividades, as equipes têm retirado grandes volumes de lixo, como restos de materiais de construção e resíduos domiciliares, que obstruem as bocas de lobo e prejudicam o sistema de drenagem. Por isso, é fundamental a conscientização de todos para evitar lixo nas ruas. Pedimos a população que acompanhe os dias da coleta de lixo e faça o descarte dos recicláveis de forma adequada nos ecopontos localizados nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade”, destacou o secretário.

Ecopontos:

Estão abertos de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Aos sábados, funcionam das 8h às 12h. Nas segundas-feiras, os locais passam por manutenção. Confira os endereços:

  • Nova Cidade: Rua Curitiba, ao lado da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis;
  • Cidade Satélite: Rua Cisne, com a avenida Gêmeos

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x