Picape S-10 da Segurança em sítio no Tepequém - Foto: arquivo pessoal
Servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) foram flagrados no uso indevido de bem público, em uma picape S-10 locada pela pasta. O ato aconteceu durante este último fim de semana em um passeio turístico pela Serra do Tepequém.
De acordo com a denúncia enviada ao Roraima em Tempo, o passeio turístico, liderado pela secretária, a coronel Carla Jordanna, era para comemorar o aniversário da assistente de gabinete da Sesp-RR.
Além disso, estavam presentes uma policial militar, a chefe da divisão administrativa da Sesp, que também é militar e um auxiliar administrativo.
Em um vídeo publicado nas redes sociais de uma das PMs, é possível identificar o clima recreativo e de descontração. A publicação mostra todos os envolvidos na carroceria da picape sorrindo e brincando.
O episódio ocorre em um contexto de crise na segurança pública. Caracterizado por reclamações recorrentes da sociedade quanto à falta de estrutura operacional e resultados efetivos no combate à criminalidade. Além de escândalos envolvendo os principais representantes da Polícia Militar.
A conduta, mancha a imagem da instituição, configurando portanto, desvio de finalidade no uso de recursos públicos, ensejando apuração administrativa, cível e, eventualmente, penal.
O veículo utilizado é uma picape S-10 Branca de placa QZJ5C33, de propriedade da locadora Tecway Serviços E Locação De Equipamentos LTDA. Até então, a picape se encontra alugada para a Secretaria Estadual de Segurança pública, conforme a relação de veículos contratados de terceiros, publicada em 15 de março de 2024.
A utilização de veículos contratados com recursos públicos para fins de lazer configura uso indevido de bem público, em desacordo com os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, previstos no art. 37 da Constituição Federal. Sobretudo, o uso dos veículos em questão são destinados unicamente e exclusivamente ao exercício das funções institucionais da Secretaria.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que a alegação não é verdadeira. Que em apuração interna no registro dos veículos da secretaria, constatou que não há qualquer vínculo contratual da picape com a Sesp.
Portanto, o referido veículo (picape branca modelo S-10, placa QZJ5C33) não pertence à frota oficial da Sesp e tampouco integra o conjunto de viaturas locadas pela pasta, rechaçando qualquer correlação do uso de imagens sobre suposto uso indevido por servidores públicos e que o veículo em questão é proveniente de uso particular e não há qualquer vínculo contratual com a secretaria.
Fonte: Da Redação
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…