Cidades

Servidores terceirizados da maternidade entram em greve por falta de pagamento

Servidores terceirizados da maternidade Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, entraram em greve nessa terça-feira (12) por falta de pagamento dos salários.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços de Obras de Roraima (Siemaco), Alexandre Grossi, os atrasos ocorrem desde janeiro.

“Mais uma vez estamos paralisando o trabalho dos trabalhadores da empresa terceirizada aqui da maternidade. Esses atrasos estão ocorrendo desde janeiro. A empresa vem pagando com atraso todos os meses. O mês passado ela conseguiu efetuar o pagamento no dia 23 e agora no mês de abril estamos até a seguinte data sem pagamento”, disse.

Grossi afirmou que a União Comércio e Serviços LTDA argumentou que a Secretaria de Saúde (Sesau) ainda não realizou o pagamento. Por isso, os trabalhadores estão desde o 5º dia útil sem receber os salários.

Além disso, ele relatou que o atraso está prejudicando os funcionários.

“Está ocasionando transtornos para os trabalhadores. Trabalhadores já não têm mais dinheiro para fazer compra. Não têm dinheiro para pagar água e luz. Alguns deles já perderam até o seu imóvel. Foram despejados por falta de pagamento de aluguel. Então a empresa vem ocasionando diversos transtornos aos trabalhadores. Toda vez que a gente pergunta para a empresa o que está acontecendo, é a mesma coisa. Eles sempre falam que é por falta de pagamento da Secretaria de Saúde”, afirmou.

Sevridores da maternidade já denunciaram o caso

Anteriormente, em outubro de 2021, os funcionários da União denunciaram ao Roraima em Tempo o atraso de quase três meses no pagamento dos salários.

A empresa

A União Comércio e Serviços Ltda tem como sócios os irmãos Gilmar Pereira de Araújo e Antônia Pereira de Araújo. Eles são parentes diretos do senador Mecias de Jesus (Republicanos).

De acordo com denúncia enviada à redação os irmãos Gilmar e Antônia Pereira de Araújo mantêm uma vida muito simples, que não condiz com o volume de dinheiro recebido pela empresa.

Em reportagem publicada em dezembro de 2018, o Roraima em Tempo mostrou que Gilmar residia em São João da Baliza. Além disso, ele vivia, na época, da atividade agropecuária. Em uma das fotos encaminhadas à redação, é possível ver sua esposa almoçando em uma residência muito humilde.

O mesmo acontecia com a sócia Antônia Pereira que residia em uma casa simples no bairro Cambará.

Por outro lado, pesquisas feitas no Diário Oficial do Estado (DOE) mostram que a empresa pode ter recebido mais de R$ 100 milhões entre 2014 e 2020 do governo.

Nesse período, Mecias era aliado da então governadora Suely Campos. Mas depois passou a apoiar Antonio Denarium (PP) que foi eleito governador em 2018.

Empresa investigada

A firma mantém contrato com a Sesau e acabou sendo investigada na CPI da Saúde. É que ela já tinha contrato firmado para limpeza da maternidade desde 2016. No entanto, no DOE de 30 de abril de 2020, constava um termo aditivo que permitia que a empresa recebesse mais R$ 5 milhões para realizar o mesmo serviço.

Desse modo, a investigação desse contrato, inclusive, contribuiu para um pedido de impeachment do governador Antônio Denarium.

Sesau

Em nota a Sesau respondeu que pagou as notas de fevereiro e março para a União. Para o mês de março, a empresa não enviou as notas, o que impede o pagamento.

Sobre a limpeza da maternidade a secretaria disse que está sendo realizada “normalmente, uma vez que o serviço é essencial para o funcionamento da unidade, e que por lei não pode ser paralisado em sua totalidade.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

10 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

14 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

15 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

16 horas ago