Cidades

Setembro Amarelo: servidores de Boa Vista participam de palestras sobre importância dos cuidados com a saúde mental

No mês dedicado à prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a conversa é o primeiro passo para encontrar novos caminhos e soluções. Por isso, nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Boa Vista promoveu palestras em alusão ao Setembro Amarelo, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança do Trabalho (SMST), no bairro 31 de Março.

Além disso, o evento é uma iniciativa do programa Servidor de Valor que visa fomentar o diálogo e o conhecimento sobre temas fundamentais para o bem-estar emocional. A secretária adjunta de Administração e Gestão de Pessoas, Glória Maria Souto Maior, enfatizou a importância de criar esse ambiente acolhedor para os servidores municipais.

“Atualmente, mais importante do que ter determinados conhecimentos técnicos é preciso ter saúde mental. As pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo e acabam adoecendo. Vivemos uma pós-pandemia no qual as pessoas ainda sofrem as consequências do isolamento social. Cuidar da saúde é prioridade nesta gestão”, contou.

Espaço seguro para conversar sobre o assunto faz toda a diferença

Após apresentação do Coral do Servidor, especialistas compartilharam informações e experiências sobre a importância da prevenção e do suporte emocional. Segundo o psicólogo Osvaldo Gomes, momentos como esse são essenciais para desmistificar questões relacionadas à saúde mental e para encorajar as pessoas a buscarem ajuda.

“Muitas vezes cuidamos da saúde do corpo e esquecemos a saúde da mente. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de conscientização. Esperamos que a partir de hoje todos se sintam à vontade para falar sobre suas emoções. Fico muito feliz por contribuir com a prefeitura e cooperar para salvar vidas”, destacou.

Campanha de setembro fortalece o pedido de ajuda e identificação de sinais

Por fim, os servidores aprenderam formas de pedir ajuda e a identificar sinais de depressão ou ansiedade. A programação contou também com espaço para perguntas e interações, permitindo que os participantes compartilhassem suas dúvidas.

Renata Almeida, servidora pública, destacou a relevância da iniciativa para ela. “Todos nós passamos por momentos difíceis na vida pessoal e profissional. Muitos sabem se sair bem de situações que afetam o psicológico, outros não. Com esse conhecimento a gente se apoia e ajuda os outros do jeito certo”, disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Violinista roraimense apresenta o musical “Raízes do Brasil”

Com entrada gratuita, evento ocorre no Teatro Municipal, a partir das 19h30 na sala Teatro…

1 hora ago

DPE-RR abre inscrições para segunda edição do Prêmio de Jornalismo

Categorias são texto, áudio, vídeo e jornalismo universitário e os vencedores da segunda edição do…

3 horas ago

Instituto Federal promove Circuito de Vôlei Comunitário em Amajari

Projeto visa promover a saúde, o lazer e a cidadania entre os participantes, assim como…

4 horas ago

Advogados suspeitos de fraude no INSS em Roraima são alvos de operação da Polícia Federal

Quatorze mandados de busca são cumpridos contra advogados especializados em conseguir benefícios para venezuelanos em…

5 horas ago

Fraude no INSS: investigação aponta descontos irregulares em pensões e aposentadorias

Prejuízos chegam a R$ 6,3 bilhões. Procurador-geral do INSS foi afastado. Ele é um dos…

6 horas ago

Borracheiro, caseiro e gerente de loja: veja as oportunidades de emprego no Sine-RR

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira

7 horas ago