Cidades

Setembro Amarelo: servidores de Boa Vista participam de palestras sobre importância dos cuidados com a saúde mental

No mês dedicado à prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a conversa é o primeiro passo para encontrar novos caminhos e soluções. Por isso, nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Boa Vista promoveu palestras em alusão ao Setembro Amarelo, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança do Trabalho (SMST), no bairro 31 de Março.

Além disso, o evento é uma iniciativa do programa Servidor de Valor que visa fomentar o diálogo e o conhecimento sobre temas fundamentais para o bem-estar emocional. A secretária adjunta de Administração e Gestão de Pessoas, Glória Maria Souto Maior, enfatizou a importância de criar esse ambiente acolhedor para os servidores municipais.

“Atualmente, mais importante do que ter determinados conhecimentos técnicos é preciso ter saúde mental. As pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo e acabam adoecendo. Vivemos uma pós-pandemia no qual as pessoas ainda sofrem as consequências do isolamento social. Cuidar da saúde é prioridade nesta gestão”, contou.

Espaço seguro para conversar sobre o assunto faz toda a diferença

Após apresentação do Coral do Servidor, especialistas compartilharam informações e experiências sobre a importância da prevenção e do suporte emocional. Segundo o psicólogo Osvaldo Gomes, momentos como esse são essenciais para desmistificar questões relacionadas à saúde mental e para encorajar as pessoas a buscarem ajuda.

“Muitas vezes cuidamos da saúde do corpo e esquecemos a saúde da mente. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de conscientização. Esperamos que a partir de hoje todos se sintam à vontade para falar sobre suas emoções. Fico muito feliz por contribuir com a prefeitura e cooperar para salvar vidas”, destacou.

Campanha de setembro fortalece o pedido de ajuda e identificação de sinais

Por fim, os servidores aprenderam formas de pedir ajuda e a identificar sinais de depressão ou ansiedade. A programação contou também com espaço para perguntas e interações, permitindo que os participantes compartilhassem suas dúvidas.

Renata Almeida, servidora pública, destacou a relevância da iniciativa para ela. “Todos nós passamos por momentos difíceis na vida pessoal e profissional. Muitos sabem se sair bem de situações que afetam o psicológico, outros não. Com esse conhecimento a gente se apoia e ajuda os outros do jeito certo”, disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago