Cidades

Setor artístico volta a denunciar atrasos e falta de transparência na execução da Lei Paulo Gustavo pelo Governo do Estado

A classe artística de Roraima relatou na última segunda-feira, 22, uma série de atrasos e falta de transparência por parte do Governo do Estado na execução da Lei Paulo Gustavo, criada para apoiar o setor cultural. Os inscritos ameaçaram protocolar denúncia junto ao Ministério da Cultura do Governo Federal. Entenda abaixo.

Após diversas manifestações e denúncias, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou edital e abriu as inscrições de projetos para acesso aos recursos federais da Lei Paulo Gustavo. No entanto, a pasta decidiu estender o prazo, o que resultou em mais atrasos.

O resultado preliminar, que deveria ter saído no dia 25 de junho, não foi divulgado. Logo, o Governo do Estado estipulou um novo prazo para 17 de julho, mas não cumpriu.

“[…] Como já era de se esperar, não foi divulgada nenhuma lista, não foi divulgado nenhum comunicado ou satisfação, tampouco uma nova retificação do cronograma. Até porque, o que ficamos sabendo – também de maneira informal – é que a Secult provou mais uma vez a sua falta de capacidade de executar algo simples, e sequer conseguiu montar uma banca de pareceristas para avaliar os projetos, segundo a lei exige”, destacou uma nota divulgada pelos artistas à imprensa.

Falta de comunicação

Ainda conforme a nota, a Secretaria de Cultura se nega a prestar informações. Entre outras situações, a classe artística relata que não têm os comentários ou mensagens respondidas nas redes sociais e nem retorno de e-mails e ligações feitas à pasta.

“Estamos a ver navios, pois não sabemos o que está acontecendo exatamente na Secult. Eles negam em nos dar qualquer satisfação, uma vez que agentes da cultura e candidatos têm reclamado que estão sendo bloqueados nas redes sociais ao se manifestarem nos posts dos perfis público da Secult, secretário e Governo. Além de não prestarem as informações obrigatórias, também estamos sendo intimidados a não nos manifestarem”, ressaltou o documento.

Diante disso, o setor cultural pede que o Estado divulgue um novo cronograma de execução da Lei Paulo Gustavo até o dia 31 de julho. Caso contrário, eles devem protocolar denúncia junto ao Ministério Público de Roraima e Ministério da Cultura. “Estamos exigindo o mínimo, e o mínimo é comunicação e respeito”, concluiu a nota.

O que diz o Governo

Em nota, a Secult disse que, em função da complexidade da execução da Lei Paulo Gustavo, busca fazer a operação da maneira mais transparente possível.

A pasta ressaltou que, no entanto, se deparou com a dificuldade na contratação de pareceristas para avaliação dos projetos inscritos no certame. “além de outros entraves que precisaram ser superados ao longo do processo”.

Por fim, a Secretaria afirmou que está empenhada em divulgar o novo cronograma até o dia 30 de julho.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Que esse governo , CAVERNOSO e s/ GESTÃO, o pior dos piores governos de TODOS OS TEMPOS!!! Cumpra o que tem que ser cumprido!!!👺👹

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

3 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

31 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

43 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

1 hora ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago