Cidades

Starlink e MPF fecham acordo para impedir uso de internet por garimpeiros ilegais

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo inédito com a empresa de internet via satélite Starlink, do grupo SpaceX, para impedir o uso da tecnologia no garimpo ilegal na Amazônia.

O Termo de Compromisso estabelece regras mais rígidas para evitar que garimpeiros utilizem a conectividade para sustentar atividades criminosas em áreas remotas da floresta, como por exemplo a Terra Yanomami.

As regras para contratar o serviço de internet

A partir de janeiro de 2026, a Starlink exigirá comprovante de residência e identificação de quem quiser ativar seus terminais na Amazônia Legal. Além disso, a empresa de internet se comprometeu a fornecer dados de geolocalização e cadastros ao MPF e à Polícia Federal sempre que solicitado em investigações criminais.

Se garimpos ilegais usarem a conexão, a empresa poderá bloquear o sinal imediatamente, contribuindo com as ações de fiscalização. Além disso, a Starlink deverá repassar os equipamentos apreendidos para que órgãos públicos utilizem a internet em ações de monitoramento, segurança e fiscalização ambiental.

O acordo entre o MPF e a empresa vale por dois anos, além disso, existe a possibilidade de renovação. Segundo o procurador da República André Porreca, o uso de internet por satélite revolucionou o acesso à informação. Mas também permitiu que criminosos atuem em áreas remotas sem a possibilidade de localização. Por isso, o MPF buscou soluções concretas para equilibrar tecnologia e responsabilidade ambiental.

Expectativas do MPF

Com essa parceria, o MPF espera então reduzir o impacto do garimpo ilegal, reforçar o controle das fronteiras amazônicas e garantir que a tecnologia não sirva a crimes ambientais. Por fim, a medida também representa um avanço na luta pela proteção da Amazônia e das populações tradicionais que vivem na região.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

40 minutos ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

17 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

18 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

19 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

20 horas ago