Cidades

Starlink e MPF fecham acordo para impedir uso de internet por garimpeiros ilegais

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo inédito com a empresa de internet via satélite Starlink, do grupo SpaceX, para impedir o uso da tecnologia no garimpo ilegal na Amazônia.

O Termo de Compromisso estabelece regras mais rígidas para evitar que garimpeiros utilizem a conectividade para sustentar atividades criminosas em áreas remotas da floresta, como por exemplo a Terra Yanomami.

As regras para contratar o serviço de internet

A partir de janeiro de 2026, a Starlink exigirá comprovante de residência e identificação de quem quiser ativar seus terminais na Amazônia Legal. Além disso, a empresa de internet se comprometeu a fornecer dados de geolocalização e cadastros ao MPF e à Polícia Federal sempre que solicitado em investigações criminais.

Se garimpos ilegais usarem a conexão, a empresa poderá bloquear o sinal imediatamente, contribuindo com as ações de fiscalização. Além disso, a Starlink deverá repassar os equipamentos apreendidos para que órgãos públicos utilizem a internet em ações de monitoramento, segurança e fiscalização ambiental.

O acordo entre o MPF e a empresa vale por dois anos, além disso, existe a possibilidade de renovação. Segundo o procurador da República André Porreca, o uso de internet por satélite revolucionou o acesso à informação. Mas também permitiu que criminosos atuem em áreas remotas sem a possibilidade de localização. Por isso, o MPF buscou soluções concretas para equilibrar tecnologia e responsabilidade ambiental.

Expectativas do MPF

Com essa parceria, o MPF espera então reduzir o impacto do garimpo ilegal, reforçar o controle das fronteiras amazônicas e garantir que a tecnologia não sirva a crimes ambientais. Por fim, a medida também representa um avanço na luta pela proteção da Amazônia e das populações tradicionais que vivem na região.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

2 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

4 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

5 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

6 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

7 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

8 horas ago