Cidades

STJ autoriza cobrança de PIS e Cofins sobre importação de mercadorias na Zona Franca de Manaus

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a cobrança do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pis) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação de mercadorias provenientes de países signatários do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio o (GATT) no uso e consumo na Zona Franca de Manaus. A determinação foi do último dia 13 deste mês.

Entenda

O caso surgiu em razão de um mandado de segurança impetrado para afastar a incidência da Contribuição do Pis e da Cofins. Assim, o contribuinte, instalado no Polo Industrial de Manaus, relatou que importava mercadorias com o fim de revende-las na região e que a incidência dessas contribuições estaria em desacordo com o GATT e também com o regime jurídico da Zona Franca.

Dessa forma, a 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas reconheceu o direito do contribuinte. Nesse sentido, a sentença do Juízo de Primeiro Grau também suspendeu a exigibilidade do crédito e assim, autorizou após o trânsito em julgado, a compensação administrativa dos tributos pagos indevidamente.

Interpôs recurso

Contudo, a Fazenda Nacional interpôs recurso de apelação em face da sentença, sustentando que a remessa de mercadorias estrangeiras para pessoas jurídicas sediadas na Zona Franca não foi equiparada à exportação para território estrangeiro.

Diante disso, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou provimento à apelação da Fazenda Nacional. O TRF1 destacou a existência de precedentes confirmados pelo STJ e pelo STF que reconheceram que as importações de bens estrangeiros por empresas sediadas na Zona Franca não estão sujeitas ao PIS e a Cofins.

Ainda assim, a Fazenda Nacional interpôs Recurso Especial em que buscou a anulação do acórdão do TRF1. A Segunda Turma do STJ deu provimento ao recurso e reconheceu a incidência do PIS e da Cofins sobre as aquisições de mercadorias provenientes de países signatários do GATT para uso e consumo na Zona Franca.

Em seu voto, o Ministro Francisco Falcão, relator do acórdão, afirmou que a jurisprudência pátria não reconhece o direito pleiteado pelo contribuinte. Ele afirmou que o Decreto de número 188/1967 concede isenção ao Imposto de Importação (II) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes na entrada de bens estrangeiros na Zona Franca de modo que tal isenção, não abrangeria o PIS e a Cofins.

“Nota-se que o decreto-lei 288/67 é bastante claro com relação aos benefícios fiscais instituídos, os quais não abrangem a isenção às citadas contribuições na importação, que são devidas pelos importadores de mercadorias destinadas à Zona Franca de Manaus”, disse.

Por fim, ele disse ainda que o princípio do tratamento nacional previsto pelo artigo III do GATT estabelece tratamento igualitário aos produtos nacionais e importados, com o objetivo de evitar discriminações em virtude da imposição de impostos ou outros tributos internos sobre o produto importado.

Fonte: Migalhas

Polyana Girardi

View Comments

Recent Posts

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

14 minutos ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

2 horas ago

Crianças atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial vivenciam passeio inclusivo a cavalo

Crianças exploraram baias onde ficam os cavalos e conheceram um pouco da rotina e cuidados…

2 horas ago

Sindicato dos Profissionais da Enfermagem pede visita do Conselho Regional no Centro de Referência da Mulher

Medida foi tomada após a direção do Centro de Referência encaminhar um documento à Sesau…

3 horas ago

Dia Nacional do Teatro: artistas de Boa Vista celebram conquistas e oportunidades que a arte proporciona

Atores de todas as idades podem expressar o melhor de si e conectam pessoas com…

3 horas ago

Esgoto estourado em rua do bairro Cauamé incomoda moradores

Conforme denúncia, problema já dura há quase um ano

4 horas ago