O Roraima em Tempo inicia nesta segunda-feira (29) uma série de reportagens para mostrar a realidade dos roraimenses da capital e do interior com respeito à qualidade de energia fornecida.
Em Caracaraí, Sul de Roraima, por exemplo, moradores da Perimetral Norte enfrentam sucessivas quedas de energia. A instabilidade afeta a vida deles.
Conforme depoimentos, a localidade já chegou a passar mais de 24 horas sem luz. Este fato ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro deste ano.
Wellington Souza trabalha em uma fazenda na região. Ele disse à redação que com as chuvas as coisas pioram por lá.
“Aqui falta luz frequentemente. Tanto na perimetral, como ali no Apuruí. Ultimamente não faltou tanto, mas é porque nunca mais choveu”, relatou.
Wellington conta que às vezes o local onde vive fica até três dias sem luz. Inclusive, que na casa de sua mãe, os alimentos se estragam no refrigerador.
“Na casa da minha mãe mesmo já se estragou mistura e outras coisas na geladeira. Prejuízo. Graças a Deus que não foi um prejuízo tão alto.
O jovem relata que os moradores das vicinais são esquecidos pelo poder público. Tanto na questão da energia como das estradas e pontes.
“Isso aí tudo é que os nosso deputados, prefeitos e governador poderiam olhar mais para as vicinais não é? Poderiam dar mais um pouco de atenção. Pois têm muitos jovens que estudam e isso tudo é dificuldade. Pontes caindo e muito buraco nas estradas”, concluiu.
Sem manutenção na rede de energia
Outra preocupação de Wellington é com a falta de manutenção na rede elétrica da região. Imagens enviadas à redação mostram o momento em que a rede pega fogo.
Denison Gomes mora na região do Apuruí, também em Caracaraí. Conforme ele, é comum faltar luz na localidade, mas no início de outubro o retorno da energia passou a ser mais demorado.
Ele disse que em uma das vezes, os moradores ficaram mais de 10h a espera de solução por parte da Roraima Energia.
“Eles só dizem que a equipe está a caminho. Toda semana passamos por esse aperreio”, relatou.
Citada
A redação entrou em contato com a Roraima Energia, mas não obteve retorno.
Fonte: Da Redação