Cidades

Suíça anuncia doação de R$ 33 milhões para Fundo Amazônia

O Brasil receberá 5 milhões de francos suíços, aproximadamente R$ 33 milhões, da Suíça para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito neste domingo, 9, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, durante o evento “Presença Suíça na COP30”, em Belém.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa que apoia projetos e ações contra o desmatamento, em defesa do desenvolvimento sustentável e da melhoria das condições de vida da população na Amazônia Legal brasileira. Gerido pelo BNDES, o fundo conta com aportes de doações não reembolsáveis de governos estrangeiros e empresas nacionais.

A iniciativa, retomada em 2023, após ter ficado paralisada durante o governo de Jair Bolsonaro, também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento, assim como controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais. Os recursos do fundo já apoiaram 144 projetos, beneficiando mais de 600 organizações comunitárias e cerca de 260 mil pessoas.

Conforme anunciado, as ações buscam ainda fortalecer o manejo florestal, a bioeconomia, a inclusão produtiva, como também a valorização dos saberes tradicionais. Ademais, o fortalecimento de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

O anúncio ocorre na véspera da abertura da COP30, em Belém, com a presença de 194 países, além da União Europeia.

Compromisso

Nesta segunda-feira, 10, têm início as negociações da conferência, que girarão em torno das definições das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês). As NDCs são metas de mitigação, ou seja, compromissos adotados pelos países para redução de emissões de gases de efeito estufa. 

O Brasil se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% de suas emissões até 2035, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia. Até o momento, 79 países já divulgaram suas NDCs. Eles são responsáveis por 64% das emissões. Os 118 restantes são responsáveis por 36%. A expectativa é que a agenda de mitigação da crise climática avance com ações mais concretas de financiamento dos países em desenvolvimento.

Fonte: Agência Brasil

Josiele Oliveira

Recent Posts

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

9 minutos ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

24 minutos ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

1 hora ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

3 horas ago

Dona de casa é agredida por companheiro após flagrá-lo com outra mulher em Boa Vista

Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…

5 horas ago

Homem fica com faca cravada nas costas na porta de supermercado no Treze de Setembro

Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca

5 horas ago