Cidades

TJRR inaugura Centro de Memória e Cultura

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) possui agora um espaço destinado a preservar e divulgar a história do Poder Judiciário roraimense, promovendo cidadania e integração com a sociedade. O Centro de Memória e Cultura foi inaugurado na última terça-feira (31) e está localizado na avenida Ville Roy, casa 1, bairro São Pedro.

Documentos, processos e mobiliários antigos, se integram a tecnologia, formando um espaço interativo, educativo e cultural. Isso tudo para mostrar aos visitantes um pouco da história, não só do Poder Judiciário, mas também do Estado de Roraima e sua cultura.

O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, ressalta que a instalação do Centro de Memória e Cultura visa disponibilizar um espaço cultural para toda a sociedade. Valorizando assim o presente, o passado e o futuro do estado.

“É um convite, a uma viagem ao passado para refletirmos melhor o nosso presente revelando os acertos dos nossos pioneiros”, disse.

O Centro de Memória é fruto de um trabalho realizado há dois anos, que consiste desde a criação de equipes para a captação de material, visitas a outras instituições para troca de expertises e planejamento de criação, montagem e finalização das obras, como conta o presidente da Comissão de Gestão da Memória (CGM), juiz convocado, Luiz Fernando Castanheira Mallet.

“Foi um processo realizado a muitas mãos. Tivemos o apoio da presidência que, muito consciente em relação a importância da história, podemos apresentar o resultado que temos hoje. Algo realmente é espetacular”, ressaltou.

Uma equipe formada por servidores de diversos setores do TJRR, designados de Grupo de Trabalho da Memória Institucional (GTMI), foi responsável pelas pesquisas e estrutura.

O Centro

A coordenadora do Centro, Olane Matos, explica que o espaço é um local onde as pessoas vão poder mergulhar na história do TJRR.

“Além da prestação jurisdicional, destacamos lado social,  solidário, as ações educativas do Tribunal, a responsabilidade social que a Justiça tem com a sociedade. Além de uma prestação jurisdicional de qualidade, de excelência”, pontuou.

Telões interativos; fotos; atas de reunião; documentos históricos; objetos antigos e uma exposição especial do museu integrado de Roraima, são algumas das atrações do Centro de Memória. O historiador do museu, Hugo Mendes, afirma que o principal objetivo é contar a história do TJRR e como ela está relacionada ao desenvolvimento da cidade de Boa Vista.

“O Centro de Memória e Cultura tem essa proposta de contar a história do Judiciário e promover a cultura roraimense. Cada um de nossos espaços foi pensado para demonstrar como a história do Tribunal se relaciona com a própria história do desenvolvimento da nossa cidade de Boa Vista”, destacou.

Durante a inauguração uma cápsula do tempo com documentos da Corte de Justiça e da sociedade foi fechada e só será aberta em 2041, ano em que o Judiciário de Roraima completará 50 anos de história. Esse marco histórico finaliza a linha do tempo do novo centro.

Funcionamento

O Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, e abre suas portas para toda a sociedade roraimense.

Participaram da solenidade de inauguração o vice-presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o desembargador Almiro Padilha, o desembargador, Erick Linhares, o juiz convocado Luiz Fernando Mallet, o procurador-geral do Estado, representando o governador, Jean Michett, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, Ednaldo Vidal, o representante do

Defensor Público do Estado, Natanael Ferreira, o representante da secretaria de Cultura, Enos Almeida, a diretora do museu integrado de Roraima, Elena Fioretti, o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Roraima, Sebastião Alberto Vieira, o diretor de Turismo, Bruno Dantas, e os magistrados, servidores e cidadãos que estiveram presentes no evento.

Fonte: Da Redação 

Lara Muniz

Recent Posts

PF mira organizações religiosas em operação contra lavagem de dinheiro em Roraima e São Paulo

Investigações revelaram que a organização religiosa registrada em Pacaraima, mas sem existência física, teria recebido…

19 minutos ago

Evento gratuito promove desfiles e capacitação de moda e beleza em Boa Vista; confira a programação

Feira Expobeleza e Roraimoda, promovida pelo Sebrae Roraima, começa nesta sexta-feira, 20

28 minutos ago

Educação inclusiva: semana da pessoa com deficiência encerra com atividades lúdicas para crianças do CMIEE em Boa Vista

Centro Municipal Integrado de Educação Especial promove apoio às famílias por meio de atividades que…

43 minutos ago

Homem acusado de tentar matar a ex-mulher a facadas descumpre medida protetiva após sair da cadeia e acaba preso novamente em Alto Alegre

Homem de 36 anos desferiu golpes na região da cabeça da mulher após uma discussão.…

1 hora ago

Clássicos da MPB, Marcha Kids e Festival de Palhaços vão marcar fim de semana em Boa Vista

Tem programação para todos os públicos e idades envolvendo música, teatro, esporte, lazer e muito…

2 horas ago

Mais uma vez, Denarium concede reajuste para servidores apenas em ano de eleição

O único reajuste anual concedido em seis anos de gestão havia sido nas eleições de…

3 horas ago