Foto: divulgação/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realiza nos dias 13 e 14 de novembro, o 2º Mutirão PopRuaJud, levando mais de oito tipos de serviços de cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação ocorre na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, em Boa Vista. O objetivo é garantir um atendimento rápido, humano e seguro a quem mais precisa. Dessa forma, reunindo uma grande rede de apoio em favor da cidadania.
O mutirão conta com a participação de mais de 20 instituições e uma variedade de serviços essenciais como: emissão de documentos, atendimentos jurídicos gratuitos, testes rápidos, vacinação, assim como atendimento médico. Além de serviços de estética e bem-estar, atividades culturais e um espaço recreativo para crianças.
Conforme o coordenador estadual do Comitê Interinstitucional do PopRuaJud em Roraima, desembargador Cristóvão Suter, a iniciativa possui um caráter transformador no acesso aos direitos da população.
“O objetivo é o acesso aos direitos, a inclusão social e a possibilidade de efetivo exercício da cidadania por uma das populações mais vulneráveis. É justamente a figura do nosso Poder Judiciário, a figura proativa que tem que ter o objetivo, inclusive, prevenir ações judiciais e levar acesso a direitos e cidadania a toda a população”
De acordo com o juiz federal Diego Carmo a realidade de Roraima exige atenção especial
“Começamos os atendimentos às 9h e seguimos até às 16h, também amanhã. Dividimos os espaços para que cada parceiro possa atuar de forma organizada. Nossa demanda é única no país: acolhemos também populações migrantes e pessoas sem documentação, o que dificulta o acesso a serviços de saúde e benefícios sociais.”
Por fim, o promotor do Ministério Público de Roraima, Adriano Ávila, afirmou que a integração entre os órgãos leva um atendimento facilitado para a população.
“Essa união de esforços permite que, em um único local, a população em situação de rua tenha acesso a uma rede completa de atendimentos. É uma forma eficiente e humana de garantir que pessoas que raramente conseguem chegar aos órgãos públicos sejam atendidas com dignidade.”
Entre os parceiros envolvidos ainda estão a Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério Público Federal, Delegacia da Mulher, COMPUTRON, CRAS, CREAS, Instituto Boa Vista de Música, além de demais setores do TJRR como a Vara da Justiça Itinernate, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a Coordenadoria da Infância e Juventude e o o Núcleo de Projetos e Inovação (NPI).
Um cabeleireiro corta o cabelo de um homem em um ambiente externo, enquanto outras pessoas estão ao fundo.
O PopRuaJud integra uma política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada à proteção e ao respeito das pessoas em situação de rua. Em Roraima, esta já é a terceira edição do programa, que se consolida como uma das principais ações de inclusão social do sistema de Justiça no estado.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos