Cidades

Trabalho infantil: mais de 20 crianças e adolescentes são resgatados em RR

Dados de ações fiscais do Ministério do Trabalho já contabiliza mais de 1.000 crianças e adolescentes retiradas do trabalho infantil em 2023. Desse total, 23 são de Roraima.

Somente nas ações realizadas nos meses de abril a junho, foram afastadas 416 crianças e adolescentes de trabalho proibido para menores de 18 anos em vários estados. Veja:

Mato Grosso do Sul (124), São Paulo (60) e Minas Gerais (54) foram os estados onde foram constatados os maiores números, porém a prática ilegal foi também constada em Goiás (12), Alagoas (19), Ceará (19), Roraima (23), Rio de Janeiro (28), Pernambuco (38), Espírito Santo (39).

As crianças e os adolescentes encontrados pela Inspeção do Trabalho tinham idade entre 8 e 17 anos. O Ministério encontrou alguns deles em atividades elencadas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil. Por exemplo: construção civil, venda de bebidas alcoólicas, coleta de lixo, oficinas mecânicas, lava jatos e comércio ambulante em logradouros públicos. Essas atribuições acarretam graves riscos ocupacionais e à saúde de menores de idade.

Quando encontra situações de trabalho infantil, a auditoria fiscal do Trabalho adota protocolos de atuação. Assim, retira as crianças e adolescentes do trabalho infantil e evita o retorno delas às atividades e garantem sua proteção integral. Além disso, realizam a quitação dos seus direitos trabalhistas e impõem penalidades administrativas aos exploradores. Então, encaminham os menores de idade à rede de proteção à infância e à adolescência para inclusão em políticas públicas de proteção social e educação.

O Ministério também atua na inclusão de adolescentes egressos do trabalho infantil na Aprendizagem Profissional. O órgão encaminha os adolescentes com idade a partir de 14 anos para programas de aprendizagem, onde recebem qualificação profissional e experiência prática em ambiente de trabalho seguro e protegido, com garantia de direitos trabalhistas e previdenciários.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

4 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

4 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

5 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

8 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

9 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

10 horas ago