Nesta sexta-feira, 6, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a eleição que definiu os novos dirigentes da instituição para o Biênio 2025/2027.
O desembargador Leonardo Cupello foi eleito para assumir a Presidência do TJRR, liderando, assim, a nova gestão que tomará posse em fevereiro de 2025.
Com votação virtual, o processo garantiu transparência, assim como agilidade em todas as etapas. A eleição foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJRR no YouTube.
O desembargador Leonardo Cupello, eleito para a Presidência, destacou a importância de uma gestão compartilhada, pautada, sobretudo, na transparência, no fortalecimento do acesso à Justiça, na modernização do Judiciário e na valorização de magistrados e servidores.
“Que seja transmitida a mensagem de que o Tribunal de Justiça é formado por pessoas — magistrados de primeiro e segundo grau, servidores —, todos unidos por uma missão única: atender à comunidade, aos jurisdicionados, à sociedade de Roraima. Para isso, acreditamos na necessidade de uma gestão compartilhada, que consideramos fundamental para o sucesso”, reforçou o presidente eleito.
O atual presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, conduziu a eleição e então discursou parabenizando os eleitos.
“Estou muito feliz por termos escolhido os próximos dirigentes do nosso Tribunal. Acho que estamos em um momento de revezamento: você faz o melhor possível no seu tempo, enfrenta os desafios, e, ao passar o bastão, torce para que o próximo também faça o melhor. É uma corrida conjunta, onde todos somos passageiros”, destacou.
Eleito como vice-presidente, o desembargador Almiro Padilha afirmou que as expectativas para o próximo biênio são as melhores.
“Que o Tribunal siga com a melhor prestação jurisdicional, entregando à população a resolução dos processos com a maior rapidez possível. Precisamos oferecer apoio tanto aos nossos servidores quanto aos magistrados. Essa é a expectativa como vice-presidente. Espero o melhor, especialmente pela competência do desembargador Leonardo, que assumirá a presidência”, enfatizou.
Eleito para a Corregedoria-Geral de Justiça, o desembargador Erick Linhares falou sobre as ações que pretende conduzir à frente da unidade.
“Nosso foco é o trabalho desenvolvido por todos os setores. Pretendo manter o que já foi construído e aprimorar na parte judicial, trabalhando na padronização e automatização das secretarias para oferecer processos mais ágeis. No extrajudicial, a atenção será voltada à regularização fundiária e à prestação de serviços públicos de qualidade”, concluiu.
Assumindo a Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR no Biênio 2025/2027, a desembargadora Elaine Bianchi então destacou a satisfação com o novo desafio.
“Estou muito feliz por fazer parte de uma equipe experiente e extremamente competente. A excelência que o Tribunal acaba de receber [fazendo referência ao Selo CNJ de Qualidade conquistado pelo TJRR na categoria Excelência], é uma prova clara disso. Tenho muita alegria em assumir a Ouvidoria das mãos do desembargador Erick, um profissional excepcional e uma pessoa incrível”, afirmou.
Além disso, a desembargadora Tânia Vasconcelos assumirá a direção da Escola Judicial de Roraima, instituição de educação corporativa mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. A Escola tem como missão planejar e executar cursos de formação inicial, capacitação e aperfeiçoamento voltados para magistrados, servidores, formadores, bem como colaboradores do Poder Judiciário.
Eleito presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, o desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, filho de Raphael Cupello e Saisyl Pache de Faria Cupello, nasceu no dia 31 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro/RJ. É especialista, mestre e doutorando em Ciências Criminais, além de especialista e doutorando em Relações Internacionais. Além disso, atua como escritor jurídico, internacionalista e professor universitário de Direito.
Com mais de 30 anos de magistratura, destacou-se como juiz de Direito, diretor do Fórum, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e atual desembargador do TJRR. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos sociais, contribuiu para a modernização do Judiciário e recebeu reconhecimentos institucionais.
Atualmente, Leonardo Cupello também atua como diretor representante da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES) e dedica-se ao exercício da docência e pesquisa acadêmica.
Eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, o desembargador Almiro José Mello Padilha, filho de Pedro Padilha da Silva e Otacília Mello Padilha, nasceu no dia 6 de junho de 1960, em Júlio de Castilhos/RS.
Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, e doutorando em Direito Privado, é bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta/RS. Ingressou na magistratura em 10 de outubro de 2001, assumindo então o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima pelo Quinto Constitucional da OAB.
Presidiu o Tribunal de Justiça de Roraima nos biênios 2009-2011 e 2015-2017, e exerceu o cargo de corregedor-geral de justiça nos biênios 2003-2005, 2011-2013 e 2019-2021. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral nos anos de 2007/2008.
Atualmente, é supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, preside a Câmara Cível e coordena a Coordenadoria dos Juizados Especiais e o Comitê Gestor da Primeira Infância – CGPIN/RR, além de integrar o Comitê Gestor de Metas do Poder Judiciário de Roraima e o Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Roraima – CIJERR.
Fonte: Da Redação
Atividades de prevenção serão feitas em todo o país no próximo sábado
Projeto piloto tem início nesta quarta-feira, 11, no Rio de Janeiro
Casas serão construídas conforme cada bioma do país
Informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia
Lixões receberam 35% do total de RSUs gerados no país no ano passado
Mais de 5 mil indígenas foram beneficiados pela reabertura de sete polos base, que totalizam…