O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inaugurou, nesta quarta-feira (4), o Espaço da Memória no prédio do Fórum Advogado Sobral Pinto, no centro de Boa Vista.
No local, está exposto um acervo com documentos antigos, móveis e um museu com a história do Tribunal.
Além disso, interessados podem acessar o espaço de forma virtual, através do portal de Memória Virtual do Judiciário Roraimense.
De acordo com o secretário geral do TJRR, Felipe Queiroz, o local é parte de uma estratégia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com isso, o órgão pretende incentivar a implementação de iniciativas de resgate à memória em todo o país.
“Esta ação tem um papel fundamental e relevante na cooperação de todos os entes, estabelecendo um ambiente de construção coletiva da nossa narrativa histórica. É uma oportunidade fundamental para a construção da identidade do Poder Judiciário como pacificador social, preservador de direitos sociais e guardião da cidadania”, destacou o secretário.
Queiroz afirmou ainda que o Tribunal está em processo de organização de todo o acervo. Em seguida, com a ajuda de pesquisadores e membros da sociedade, o TJRR pretende ampliar e consolidar o espaço.
“Nós temos essa semana a deliberação a respeito da nossa Política de Gestão da Memória e Gestão Documental. Nossa expectativa é que na próxima semana, nós já possamos dizer o que o Tribunal de Justiça de Roraima tem uma política de gestão da memória aprovada”, adiantou.
O TJRR inaugurou o espaço durante a audiência pública “Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Roraima”, realizado nesta quarta-feira.
A audiência ocorreu de forma presencial no auditório do TJRR. Contudo, devido à pandemia do Covid-19 o público só pôde assistir o evento através da transmissão na internet.
Participaram da audiência representantes do Tribunais de Justiça de Santa Catarina e Alagoas e Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Além disso, o evento contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participaram do evento.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21