Cidades

UBS Dalmo Feitosa promove ação com idosos do projeto Cabelos de Prata

Como parte das ações do Novembro Azul da Prefeitura de Boa Vista, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dalmo Feitosa promoveu uma programação sobre cuidados e informações voltadas aos idosos do projeto Cabelos de Prata no CRAS Cauamé. A iniciativa contou com palestra sobre prevenção, vacinação contra a Influenza, assim como atendimentos médicos. 

Uma das responsáveis é a enfermeira Eliene Mendes de Oliveira, que destacou a importância da programação com a saúde dos homens. “Anualmente, estamos aqui no CRAS conversando com eles sobre a importância de se cuidar e, principalmente, de se prevenir por meio do acompanhamento médico regular. É um trabalho que é reforçado esse mês, mas que ocorre ao longo do ano”, destacou. 

O aposentado Raimundo Soares, de 81 anos, participa há dez anos do projeto. Ele já enfrentou o câncer de próstata. Por sorte, descobriu a doença no início. “Fiz todo o tratamento e agora mantenho os exames de rotina. É muito importante cuidar da saúde porque a vida é só uma e nós estamos aqui”, disse. 

Também presente na ação, João Ferreira, de 76 anos, participante do Cabelos de Prata há mais de 20 anos. Ele ressaltou a importância do projeto na convivência e no aprendizado. “Gosto de tudo aqui, principalmente das amizades e do conhecimento que a gente adquire. Estou em tratamento, mas sigo firme e feliz por ter esse apoio”, disse.

Rastreamento completo pela UBS

Novembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A campanha busca alertar e sensibilizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como de exames preventivos e do cuidado com a saúde masculina de forma geral. 

Em Boa Vista, a porta de entrada para o rastreamento do câncer de próstata é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o passo a passo:

  1. Procure a UBS mais próxima para agendar a consulta com o médico
  1. Na consulta, o médico avalia o histórico de saúde, idade e fatores de risco para definir a necessidade dos exames. Alguns dos fatores são casos na família e sintomas urinários
  1. Caso seja necessário, o médico vai solicitar os exames de rastreamento, que ajudam a identificar alterações na próstata. Geralmente são solicitados o PSA (exame de sangue) e o toque retal. Ambos são ofertados pelo município
  1. Com o resultado dos exames, o paciente retorna à UBS para o atendimento médico. Se estiver tudo normal, ele permanece fazendo o acompanhamento periódico anual. Se houver alterações, o paciente é encaminhado ao urologista

Atenção! Homens a partir de 50 anos, ou 40 anos com histórico familiar, devem conversar com o médico sobre o rastreamento anual.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

54 minutos ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

2 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

2 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

3 horas ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

5 horas ago

Dona de casa é agredida por companheiro após flagrá-lo com outra mulher em Boa Vista

Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…

6 horas ago