O programa MiSordo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu 30 vagas no curso de interpretação comunitária para surdos migrantes e refugiados.
Conforme a organização do projeto, o objetivo do curso é mostrar aos participantes as principais atividades do intérprete comunitário.
As inscrições começam amanhã (30) e seguem até 10 de outubro. Dessa forma, os candidatos às vagas podem se inscrever pelo formulário no link.
Além disso, é necessário ter fluência em duas línguas ou mais, uma delas deve ser a língua de sinais. Do mesmo modo, os interessados também precisam ter acesso à internet.
O programa é feito por professores do curso de Libras/Letras da UFRR. Além disso, faz parte das ações do projeto Formação para o Trabalho com Migrantes Surdos, coordenado pela professora Adriane Menezes.
“O direito ao acesso de migrantes, surdos ou não, aos direitos humanos no Brasil é uma das garantias constitucionais e o papel dos tradutores e intérpretes são fundamentais nesse processo”.
Aulas do curso
Conforme a organização, o MiSordo realiza o curso junto com o projeto de pesquisa Mobilang, da Universidade de Brasília (UNB) e terá carga horária de 100 horas. As aulas são online e se iniciam no dia 5 de novembro.
Ainda de acordo com a organização, o curso tem a participação da professora Jaqueline Nordin e convidados.
Para mais informações sobre o curso, basta entrar em contato por e-mail: [email protected].
Calendário
- 30 de setembro a 10 de outubro – inscrição
- 20 de outubro a 22 de outubro – entrevista e seleção
- 05 de novembro a 11 de novembro – realização do curso
- 19 de dezembro a 13 de dezembro – recesso das aulas
- 01 de dezembro a 28 de janeiro – estágio e tradução de materiais
Por Redação