Cidades

‘União pelos Animais’: Prefeitura de Boa Vista lança o Castra Móvel que promove cirurgias gratuitas de castração

A Prefeitura de Boa Vista lançou o Castra Móvel, veículo adaptado para a castração e chipagem animal. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (5), no Parque Germano Augusto Sampaio, a unidade deve permanecer por 30 dias no local, no entanto, após o período ela deve percorrer outros pontos da capital.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa ocorre por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

União pelos Animais

O Castra Móvel é uma extensão do programa União pelos Animais, uma ação criada pela Prefeitura na gestão de Teresa Surita em 2019. O programa então prevê a castração e monitoramento de cães e gatos. Dessa forma, cada animal que passar pelo procedimento, vai receber identificação por microchip, disponibilizado gratuitamente e instalado após a castração pela clínica credenciada.

Mensalmente ocorre a castração de 150 animais, agora com o veículo a meta é atender ao menos 350 animais ao mês. Além disso a previsão é que ocorra a castração de 2 mil animais por ano.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB) objetivo é complementar o trabalho de controle populacional de animais na capital.

“A gente agora fortalece a ação e amplia a quantidade de animais que vão ser castrados. Com esse equipamento, vamos dar facilidade de acesso para os tutores, pois perto de casa é muito fácil do que você levar até uma de nossas clínicas credenciadas. Ou seja, é uma politica pública que será muito ampliada, já que é a base do controle inclusive dos animais de rua. No momento em que a gente castrar animais com os tutores, a gente evita o nascimento de outros que podem de alguma forma acabar na rua”, explicou.

Importância

Além disso, a Secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, ressaltou a importância das atividades do Centro de Zoonoses que agora ganhou mais uma forma de ampliar as atividades. “O Castra Móvel vem para fortalecer as ações e também descentralizar. Ele vai rodar em alguns bairros periféricos da cidade, no entanto, vamos dar seguimento nas clínicas credenciadas”. explicou.

O investimento é de R$ 2,1 milhões com emendas do deputado estadual Marcinho Belota (PRTB), autor do projeto. “A gente levou o projeto para o prefeito e mostramos que a maior dificuldade da população era levar o seu animal até as clínicas que foi agendado [o procedimento]. Hoje, o Castra Móvel fará um trabalho diferente, pois é ele quem irá até a população”, disse.

Regras para participar do programa

Como resultado, cerca de 4 mil castrações já ocorreram por meio do União dos Animais. No entanto, há regras para o atendimento do animal. É importante também que o tutor faça o cadastro no site do Centro de Zoonozes da Prefeitura. Clique aqui.

Logo, vai ocorrer o agendamento e uma equipe vai entrar em contato com a família do animal. Por fim, terá avaliação de saúde do animal, e se ele estiver apto, poderá passar pela cirurgia e receber alta no mesmo dia.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

18 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

20 horas ago