‘União pelos Animais’: Prefeitura de Boa Vista lança o Castra Móvel que promove cirurgias gratuitas de castração

Unidade vai percorrer bairros periféricos; objetivo é complementar o trabalho de controle populacional de animais na capital

‘União pelos Animais’: Prefeitura de Boa Vista lança o Castra Móvel que promove cirurgias gratuitas de castração
Foto: TV Imperial

A Prefeitura de Boa Vista lançou o Castra Móvel, veículo adaptado para a castração e chipagem animal. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (5), no Parque Germano Augusto Sampaio, a unidade deve permanecer por 30 dias no local, no entanto, após o período ela deve percorrer outros pontos da capital.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa ocorre por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

União pelos Animais

O Castra Móvel é uma extensão do programa União pelos Animais, uma ação criada pela Prefeitura na gestão de Teresa Surita em 2019. O programa então prevê a castração e monitoramento de cães e gatos. Dessa forma, cada animal que passar pelo procedimento, vai receber identificação por microchip, disponibilizado gratuitamente e instalado após a castração pela clínica credenciada.

Mensalmente ocorre a castração de 150 animais, agora com o veículo a meta é atender ao menos 350 animais ao mês. Além disso a previsão é que ocorra a castração de 2 mil animais por ano.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB) objetivo é complementar o trabalho de controle populacional de animais na capital.

“A gente agora fortalece a ação e amplia a quantidade de animais que vão ser castrados. Com esse equipamento, vamos dar facilidade de acesso para os tutores, pois perto de casa é muito fácil do que você levar até uma de nossas clínicas credenciadas. Ou seja, é uma politica pública que será muito ampliada, já que é a base do controle inclusive dos animais de rua. No momento em que a gente castrar animais com os tutores, a gente evita o nascimento de outros que podem de alguma forma acabar na rua”, explicou.

Importância

Além disso, a Secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, ressaltou a importância das atividades do Centro de Zoonoses que agora ganhou mais uma forma de ampliar as atividades. “O Castra Móvel vem para fortalecer as ações e também descentralizar. Ele vai rodar em alguns bairros periféricos da cidade, no entanto, vamos dar seguimento nas clínicas credenciadas”. explicou.

O investimento é de R$ 2,1 milhões com emendas do deputado estadual Marcinho Belota (PRTB), autor do projeto. “A gente levou o projeto para o prefeito e mostramos que a maior dificuldade da população era levar o seu animal até as clínicas que foi agendado [o procedimento]. Hoje, o Castra Móvel fará um trabalho diferente, pois é ele quem irá até a população”, disse.

Regras para participar do programa

Como resultado, cerca de 4 mil castrações já ocorreram por meio do União dos Animais. No entanto, há regras para o atendimento do animal. É importante também que o tutor faça o cadastro no site do Centro de Zoonozes da Prefeitura. Clique aqui.

Logo, vai ocorrer o agendamento e uma equipe vai entrar em contato com a família do animal. Por fim, terá avaliação de saúde do animal, e se ele estiver apto, poderá passar pela cirurgia e receber alta no mesmo dia.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x