Usina inicia testes - Foto: Divulgação/Techint
A Roraima Energia emitiu novo comunicado sobre testes na Usina Termelétrica Jaguatirica II. Desta vez, os testes ocorrem desde as 00h de ontem (26) e seguem até o dia 8 de dezembro.
Conforme a empresa, os testes operacionais podem causar “eventos no sistema com perturbação ou interrupção no fornecimento de energia”.
A distribuidora informou que “está seguindo todas as orientações da ONS, visando minimizar os possíveis impactos no sistema de distribuição em decorrência dos testes”.
Esta é a terceira vez que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulga programação de testes na Usina recém construída em Roraima.
A última vez os testes estavam programados para ocorrerem entre os dias 16 e 20 de novembro, contudo foram cancelados. Já na primeira vez, a fase experimental ocorreria de 23 de outubro a 11 de novembro.
Conforme o Governo Federal, a Jaguatirica II vai agregar ao sistema elétrico carga equivalente a mais da metade do consumo do estado.
A empresa que venceu o leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, a princípio, a capacidade é de 141 megawatts. O investimento chega a quase R$ 2 bilhões.
De acordo com a empresa, previsão é que a usina comece a operar ainda este ano, e atenda 70% do consumo de Roraima.
O Governo Federal inaugurou a termelétrica em 29 de setembro deste ano. Na cerimônia o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), garantiu a retomada da construção do Linhão do Tucuruí.
O Linhão conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No entanto, dois meses após inaugurar a pedra fundamental, as obras continuam paradas.
Fonte: Da Redação
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online