Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica como será o funcionamento dos bancos no período. Confira abaixo.
No dia 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal), feriados nacionais, não há expediente bancário. Por isso, as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não ocorrem nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, funcionará normalmente.
No dia 24/12 (terça-feira), os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília.
Já nos dias 26/12 e 02/01 (quinta-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.
O último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será no dia 30/12 (segunda-feira). No dia 31/12 (terça-feira) também não há expediente bancário, desse modo, não ocorre a efetivação das compensações bancárias.
Os cidadãos podem pagar as contas de consumo com vencimento nos dias em que não há compensação bancária, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou então nos dias em que não há compensação bancária, é necessário antecipar o pagamento, para evitar a incidência de juros e multa.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Fonte: Da Redação